Inauguração de Unidades da Indústria do Conhecimento

A Confederação Nacional das Indústrias, o Governo Federal, a Federação das Indústrias do Estado do Amapá e o Serviço Social da Indústria (DR/AP) em parceria com o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Macapá inaugurarão na terça-feira (09), três unidades do SESI Indústria do Conhecimento - centros multimídia que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso do trabalhador e sua família à informação e à leitura.

Cada unidade da Indústria do Conhecimento é equipada com dez computadores conectados a internet, salas de leitura e bibliotecas com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas. São cerca de 4 mil títulos impressos e 18 mil títulos de mídia eletrônica. Os horários de funcionamento são flexíveis e atendem à necessidade das comunidades.

O SESI Indústria do Conhecimento é lugar de leitura, pesquisa e estudo, que promove a interação com o saber universal, apóia as atividades de ensino-aprendizagem da criança, jovem e adulto e atualiza a formação do cidadão e do trabalhador.

A infra-estrutura é apenas uma parte do serviço prestado pelo SESI: todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento. A premissa na qual se estrutura o Projeto é de que o SESI Indústria do Conhecimento, ao tempo em que promove a inclusão digital, melhora a qualidade da educação básica, à medida que possibilita aos alunos (crianças, jovens ou adultos) e professores o acesso a fontes de informação estruturadas e diversificadas.

Parceria com setores público e privado
O projeto é uma parceria do SESI com o Ministério da Educação (MEC) e foi lançado em 2006. A idéia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada têm pouco ou nenhum contato com livros.

Acesso
Acesso: o acesso aos módulos é livre e gratuito, para leitura, consulta ao acervo e pesquisa na Internet; serviços complementares como impressão e telefone poderão ser taxados.

Acompanhe o cronograma das inaugurações:

10h - Escola Municipal Maria José dos Santos Ferreira
R. Araxá, 943 - Aturiá

15h - Escola Estadual Nilton Balieiro Machado
R. 05, esquina com a 15ª Avenida, 809 - Marabaixo III

17h30min - Escola Estadual Antônio Messias Machado
Av. Don José Maritano, 622 - Zerão

COMUNICAÇÃO SISTEMA FIEAP