XI Carnaguari foi avaliado positivamente

Nos três dias de realização do evento, circularam no município de Ferreira Gomes, aproximadamente 70 mil pessoas. A parceria com Sebrae resultou na capacitação, padronização e acompanhamento de 45, donos de pequenos negócios.

Denyse Quintas

O prefeito de Ferreira Gomes (AP), Adiel Ferreira, instituiu Decreto e criou comissão de coordenação geral para a organização do XI Carnaguari, composta pelos cargos de presidente, secretário e tesoureiro. Foram formadas 12 subcomissões, entre elas, as de barraqueiros, tributária, segurança pública, Vigilância Sanitária, entre outras.

Segundo o coordenador geral do XI Carnaguari, Leonil Nazareno Cardoso (48), a Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, cadastrou 45 barraqueiros e em parceria com o Sebrae os capacitou em atendimento ao público e manipulação de alimentos. “Nosso objetivo foi preparar os autônomos para a comercialização com qualidade e fomentar a economia gerando emprego e renda. A resposta do sucesso no evento foi dada pelo público que visitou o município”, disse.

Para a autônoma, Maria Benedita Cruz, a participação do Sebrae trás resultados positivos. “Sentimos a aceitação da população conforme atenção que passamos a dar com pequenas modificações no atendimento, por exemplo, utilização das luvas para manipulação de alimentos, tocas, aventais e a identificação da nossa barraca”.

Os informais de outras localidades e que não receberam a capacitação do Sebrae, fizeram prévia inscrição na prefeitura, apresentando documentos pessoais, procedência e contato para obterem autorização de comercialização de produtos; foram registrados, ainda, os vendedores de carrinhos ambulantes.

Estrutura e Programação

Com a otimização dos espaços na orla de Ferreira Gomes, onde aconteceu a programação, foram montados 12 camarotes em frente ao palco para melhorar visualização. A principal atração do evento foi a ‘Banda Levada Louca’ que veio da Bahia. Além da programação musical diversificada, também com bandas de pagode e gêneros alternativos aconteceu a escolha da Rainha e da Musa Carnaguari 2007.

“A equipe da Polícia Rodoviária Federal, que trabalha especificamente com estatística e Legislação de Trânsito, informou que nos três dias de evento, circularam cerca de 70 mil pessoas no município. O levantamento é feito pelo número de veículos, multiplicado por cinco, e ainda pelo número de ônibus, multiplicado pelos 44 lugares existentes na condução”, afirmou o coordenador geral, Leonil Nazareno Costa.

A segurança contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Policias Rodoviária Federal, Militar e Civil.

O evento ocorreu no período de 5 a 7 de outubro. Estiveram presentes a diretora do Sebrae, Célia Brazão e os técnicos que acompanharam os barrequeiros, Nira Brito e Adélio Junior.