Projeto Abra os Olhos! Você é Sujeito de Direitos

O Instituto de Mulheres Negras do Amapá-IMENA, com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, estará desenvolvendo o projeto Abra os Olhos! Você é Sujeito de Direitos, com o objetivo de dar visibilidade á violência institucional vivenciada cotidianamente pelas comunidades negras do Amapá, assim como despertar na população negra, a iniciativa política, no sentido de articular, cobrar e pressionar o poder público para promover a esse segmento condições básicas para a existência cidadã.

O projeto será executado em duas fases:

1-Produção do material - caderno, com dados sócios - econômicos de 17 (dezessete) comunidades negras do Amapá para dar visibilidade à violação de direitos que vem sofrendo cotidianamente e a incapacidade do estado em prover serviços dignos a esta parcela da população. Assim como o caderno servirá como uma importante ferramenta na intervenção política.

2- Realização de um seminário: Direitos humanos e violência institucional; visando orientar, um pouco mais a população negra sobre direitos e como defendê-los.

Com o projeto, esperamos esclarecer - “abrir os olhos” de homens, mulheres, jovens negros (as), porque eles (as) devem reivindicar seus direitos, ou seja, despertar a consciência política cidadã nas lideranças das comunidades negras, uma vez que, a conquista dos direitos humanos só será possível quando elas (eles) acreditarem que são sujeitos de direitos, e que é dever do estado promovê-los. Bem como, para enfrentar com determinação a violência, discriminação e promover mudanças é necessária à participação, o controle social, a realização de ações articuladas, o fortalecimento das associações comunitárias de base Além disso, é fundamental a participação ativa em conselhos, em implementação das políticas publicas e na formulação de leis igualitárias.

Jucineide Sena
Coordenadora do Projeto
Contato: 9972-5654