Sesi Bonecos do Brasil chega ao Amapá

Evento reúne oito grupos nacionais em espetáculos gratuitos. Apresentações
serão nos dias 17 e 18 de novembro, na Fortaleza de São José de Macapá

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Amapá será palco da quarta edição do projeto Sesi Bonecos do Brasil. Idealizado pela produtora Lina Rosa Vieira, o evento, que já passou por 26 estados brasileiros e reuniu mais de 1 milhão de pessoas, dedica-se à democratização do que há de melhor na arte de teatro de bonecos no país com apresentações de companhias de todo o Brasil.

Durante o Sesi Bonecos, o público vai conferir espetáculos de oito companhias de vários estados do país, como Caixa de Imagens (SP), Companhia Viva de Teatro (AP), Truks (SP), Sobrevento (RJ/SP), Mão Molenga (PE), Anima Sonho (RS), Manoel Kobachuk (PR) e Mamulengo Só Riso (PE), na Fortaleza de São José de Macapá. Apostando na diversidade de técnicas da arte mamulengueira, o evento contará com apresentações de bonecos de luva (marionetes e mamulengos), manipulação com vara, teatro de sombras, exibições de mestres mamulengueiros, ateliê ao vivo e um divertido desfile com a ilustre presença dos bonecos gigantes.

Único festival de mamulengos do Brasil que reúne milhares de pessoas de uma só vez, o Sesi Bonecos oferece um grande trunfo no que diz respeito à estrutura e tecnologia utilizadas. Em áreas amplas e com equipamentos de última geração, o evento conta com vários palcos, sons de elevado padrão e telas de altíssima definição - tudo para o público poder acompanhar os espetáculos da melhor forma possível.

Para selecionar as companhias, a produção do evento levou em consideração a diversidade de técnicas de manipulação de bonecos e a complexidade das apresentações. O objetivo é mostrar ao público que, além das obras infantis e de humor, o gênero também permite a criação de espetáculos de temática adulta, com sofisticados recursos técnicos. Conforme apresentações anteriores, em todas as cidades que o Sesi Bonecos passar, recolherá a assinatura dos visitantes como parte de uma campanha para que o teatro de bonecos seja reconhecido pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Cultural.

No seu primeiro ano, o Sesi Bonecos visitou todas as capitais do Nordeste, reunindo um público de mais de 240 mil pessoas. Em 2005, foi a vez de o Centro-Oeste receber o projeto, seguido das cidades de Palmas (TO) e Vitória (ES), onde uma platéia de 300 mil pessoas presenciou as apresentações. Curitiba, Porto Alegre, Joinville, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu fizeram parte do roteiro em 2006. Em todo este percurso, o Sesi Bonecos atraiu mais de 800 mil pessoas. Em 2007, a região contemplada será o Norte do país. Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá poderão ver de perto toda a graça da arte dos bonecos do Brasil.

 

SERVIÇO
SESI Bonecos do Brasil
Local: Fortaleza de São José de Macapá
Rua Cândido Mendes, s/n, Centro.
Datas: 17 e 18 de novembro
Entrada: franca

Informações para a imprensa:
Assessoria local: DCcomm
Yuri Bezerra - (96) 9111-9928
Aponte Comunicação
Kennedy Michiles - [email protected]
Camila Pinangé - [email protected]
Telefone: (81) 3427-1999