Associação Junior Achievement participa da 2ª Feira do Empreendedor

Cinco miniempresas participantes do programa desenvolvido pela Associação estarão expondo e comercializando seus produtos na Feira

Da Assessoria de Comunicação do Sebrae/AP

A Associação Junior Achievement do Amapá estará levando para a 2ª Feira do Empreendedor cinco miniempresas, com a participação de aproximadamente 150 alunos do 2º ano do ensino médio, integrantes do Programa inserido na grade curricular da Associação.

O Programa Miniempresa proporciona aos jovens uma experiência prática em negócios, por meio da organização e da operação de uma empresa. Os alunos compreendem, na prática, as complexidades e as vantagens do sistema econômico e do mercado. Neste programa, os estudantes aprendem sobre finanças, recursos humanos, produção e marketing.

Para a Feira do Empreendedor, os alunos estarão expondo os seguintes produtos: Colar de sementes regionais, da empresa Art Amapaense, do Colégio Amapaense; Lixeira para carro, da Ecolix, da Escola Estadual Tiradentes; Mochilas , da empresa Pororoca, da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares; Móbile porta foto, da Sunshine, empresa de alunos do Colégio Aquarela; Camisetas personalizadas, da mini empresa, Sófiles, do Colégio Seama.

Segundo a gestora de programas da Associação Junior Achievement do Amapá, Cleyse Espíndola, em 15 encontros semanais, grupos de aproximadamente trinta alunos organizam uma empresa, vendem ações para conseguir capital, elegem a diretoria, compram matéria-prima, produzem e comercializam um produto, pagam salários e calculam encargos e impostos, que serão doados a uma instituição assistencial definida pelos participantes. “Durante todo o programa, as atividades ocorrem sob a orientação de voluntários nas áreas de marketing, recursos humanos, finanças e produção, todos aprendem a administrar uma empresa de verdade, com apoio de profissionais do mercado”, destaca.

A Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1919. Constitui-se na maior e mais antiga organização de educação econômico-prática e de negócios. Tem como um dos principais objetivos despertar o espírito empreendedor na escola. O Sebrae apóia e é também um dos mantenedores do projeto.

No Amapá, a Associação foi fundada no dia 4 de agosto de 2003 por um grupo de 19 empresários locais. Atualmente, a Associação tem como presidente, o empresário Jaime Nunes, e conta com o apoio do Sebrae no Amapá. “Essa Associação é a oportunidade que os empresários precisavam para reproduzir seus conhecimentos e experiências de negócios junto aos alunos do ensino fundamental ao ensino médio, com vistas a estimular o espírito empreendedor nessa geração que está se formando. Com o desenvolvimento desses jovens, promove-se a integração entre instituição de ensino e a livre iniciativa, como meio de melhorar sua qualidade de vida. Os alunos, além de conhecerem a teoria do mundo empresarial, são levados a exercícios reais de abertura e administração de empresas, desmistificando princípios e conduzindo a um aprendizado verdadeiro e prático”, explica a gerente da Associação no Amapá, Mônica Sousa.