XX ASSEMBLÉIA DIOCESANA REFLETE EVANGELIZAÇÃO NO AMAPÁ

A Diocese de Macapá realiza de 16 a 18 de novembro, na quadra ao lado da igreja Jesus de Nazaré, a XX Assembléia Diocesana, para refletir e indicar decisões sobre os temas Igreja Comunhão, Participação e Missão; Igreja que vive a Palavra, Liturgia e Caridade. De cada tema serão apontadas idéias, diretrizes e prioridades que deverão ser assumidas por todos que atuam na Evangelização no Amapá e região das Ilhas.

A Assembléia vem sendo preparada desde o começo do ano. Todos os segmentos eclesiais foram envolvidos por meio de cartilhas e questionários posteriormente sistematizados para a grande Assembléia.

Na sexta-feira, 16, o encontro começa com uma celebração especial, a saudação e motivação de Dom Pedro Conti, Bispo Diocesano, e um Painel sobre a realidade do Amapá, seguido da análise da realidade eclesial após a V Conferência de Aparecida. Sexta à tarde e durante o sábado, 17, serão explicados os temas, com a partilha e proposições trabalhadas em grupos e na plenária. No domingo, 18, serão votadas as principais propostas e a conclusão com a Celebração Eucarística, às 11 horas.

Em torno de 200 pessoas participam da Assembléia: todos os padres, diáconos, dois seminaristas maiores, uma representante de cada casa religiosa, todos os membros do Conselho Diocesano de Pastoral, quatro leigos de cada paróquia, um representante de cada pastoral, movimento e novas comunidades.

Em carta dirigida a toda Diocese, Dom Pedro Conti ressalta a celebração do Jubileu dos 25 anos da Diocese, celebrado em 2006 e a V Conferência de Aparecida, que convoca a todos para sermos Discípulos e Missionários de Jesus Cristo na realidade onde vivemos para testemunhar a novidade transformadora da nossa fé.

(Oscar Filho - Pastoral da Comunicação)