INFORMÁTICA COMUNITÁRIA EM FERREIRA GOMES

O dia 07 de novembro foi um marco importante para os moradores do Município de Ferreira Gomes. Nessa data foi lançado o Projeto Informática Comunitária - INFOCO, uma iniciativa que representa o compromisso do Dr. MIGUEL ANGEL MONTIEL FERREIRA, Promotor de Justiça daquela comarca ao priorizar os adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que são moradores do Município para receberem conhecimentos na área de informática. É importante ressaltar que a efetivação do Projeto é resultado do esforço coletivo de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais que aderiram à idéia e vieram somar com essa iniciativa. Os apoios recebidos foram decisivos para o grande sucesso que se expressou no início dessa atividade. A procura por vagas no curso ultrapassou qualquer expectativa do Órgão executor.

O projeto teve início no dia 26 de outubro de 2007 com o apoio do SENAC. A primeira turma foi constituída de 15 alunos que deverão assumir a instrutoria das demais sete (07) turmas que tem previsão para iniciar no dia 13 de novembro de 2007. As futuras turmas da segunda etapa atenderão 78 alunos, que somados aos 15 da primeira etapa, atenderá 93 adolescentes. O curso será realizado durante dois meses, integralizando 80 hora-aulas, com 02 horas diárias de aprendizado. A estrutura física contará com 13 computadores, que em breve estarão interligados a internete para uso dos alunos e da comunidade em geral para realização de pesquisas e outras formas de comunicação. É importante registrar que os computadores foram doados pela Prefeitura de Ferreira Gomes, Empresários, Ministério Público e por pessoas físicas.

Considerando que o êxito das políticas públicas só poderá acontecer através de um trabalho em rede, foi então a partir de uma decisão apoiada nos critérios técnico e político, que a seleção dos adolescentes se deu a partir de uma parceria entre a Promotoria de Justiça e os Gestores dos Projetos Sociais em funcionamento no Município. Com base nessa metodologia os adolescentes inscritos foram indicados pelas Escolas do Município e do Estado (Escola Municipal Pastor Jacy Torquato e Escola Estadual Maria Iraci Tavares); dos Programas de transferências de Renda do Governo Federal e Estadual (Bolsa Família e Renda Para Viver Melhor); do Projeto Pirralho executado pelo TJAP; da Vara da Infância e Juventude; do Conselho Tutelar; do Projeto Cidadão Mirim da Polícia Militar; da Banda de Música; e da Promotoria.

Em seu pronunciamento o Dr. Miguel Angel agradeceu todos os apoios recebidos, em particular a Procuradoria-Geral de Justiça e disse que o Projeto Informática Comunitária faz parte da política adotada pelo Ministério Público do Estado ao decidir estar mais próximo da comunidade na busca de soluções de problemas sociais resultantes das graves questões sociais que a sociedade brasileira vem enfrentando.

Estiveram presentes na solenidade os Excelentíssimos Senhores ADIEL DE CAMPOS FERREIRA - Prefeito Municipal de Ferreira Gomes, Dr. IACI PELAES DOS REIS, Promotor de Justiça e Diretor-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá e a Dra. JUDITH GONÇALVES TELES, Procuradora de Justiça e Coordenadora-Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. Todos ressaltaram da importância da iniciativa da realização do curso e desejaram pleno sucesso a essa oportunidade que foi dada a comunidade de Ferreira Gomes.