Primeiro seminário do Museu da Fortaleza


Programação começa na próxima segunda-feira, 05, com a realização de cinco palestras

O governo do Amapá realiza na próxima semana o primeiro Seminário do Museu Fortaleza de São José de Macapá. A programação, composta de cinco palestras, acontece no auditório da Fortaleza, na próxima segunda-feira, 05.

O seminário segue o tema: A Formação das Fronteiras e a Fortaleza de São José de Macapá Como Testemunho da Evolução Administrativa e Política do Amapá. Neste eixo, os cinco palestrantes vão abordar a Amazônia, religião, formação cultural e criação do território amapaense.

A cerimônia de abertura está marcada para a próxima segunda-feira, 05, às 9 horas. A palestra Do Descobrimento da Amazônia Ocidental ao Tratado de Utrecht será ministrada pelo professor Fernando Rodrigues, às 15 horas. Na terça-feira, 06, às 15 horas, o professor Guaraci Assis Pastana ministra a palestra Idéias em Movimentos: A Igreja Católica e a Formação da Cultura Cabocla.

Na quarta-feira, 07, a palestra Criação do Território Federal do Amapá: Controle e Integração Nacional, será ministrada pelo professor Nilson Montoril. A Musealização da Fortaleza de São José de Macapá é o tema da palestra do professor João Batista Oliveira, que acontece na quinta-feira, 08.

O seminário encerra na sexta-feira, 09, com a palestra Fortaleza de São José de Macapá: Entorno e Modificações Urbanas, ministrada pela professora Eloane Catuária, às 15 horas. Todas as palestras serão realizadas no auditório da Fortaleza.

Jailson Santos