PMAP COMEMORA 33 ANOS DE EXISTÊNCIA.

A Polícia Militar do Amapá, foi criada pela Lei nº 6.270, de 26 de novembro de 1975, sancionada pelo Exmº Sr. Presidente da República Ernesto Geisel. Oriunda da Guarda Territorial (GT), criada em 17 de Fevereiro de 1944, pelo Decreto Lei nº 08, no Governo do Capitão Janary Nunes, com o objetivo de garantir a manutenção da ordem pública do então Território Federal do Amapá.

Em razão da carência de uma força policial à época, voltada especificamente à Segurança Pública, organizou-se o Departamento de Segurança Pública e Guarda Territorial responsável pela realização de diversas modalidades de policiamento, dentre elas a de Guarda da Fortaleza de São José de Macapá , onde funcionava o seu Comando Geral, policiamento montado, grupamento de combate a incêndio (GRUCI) e o policiamento motorizado denominado Patrulha da Cidade, realizado inicialmente numa Kombi, que posteriormente foi substituída pelo famosos fuscas conhecidos na época com “Baratinhas”.

Os guardas territoriais demonstraram ao longo dos anos o valor do pioneirismo diante das dificuldades; todo o policiamento era realizado pela GT, apoiando as delegacias, onde os oficiais eram os delegados e os inspetores do comissário. Em 1945 todas as sedes dos municípios foram dotadas de um delegado, escrivão e guardas.

Em 1975, com a criação da PMAP, que inicialmente contou com um efetivo de 55 homens, 38 oficiais egressos do Exército Brasileiro, 3 oficiais da polícia Militar de Sergipe e Sargentos formados nas polícias Militares de Minas Gerais e Goiás, selecionados em processo seletivo dentro do pessoal existente na GT, foi decretada a extinção da Guarda Territorial.

Inicialmente a PMAP, articulou-se em todo o território do Amapá através do comando do policiamento da Capital e do interior (CPCI), através das Companhias de Rádio Patrulha, Trânsito, Guarda, Operações Especiais, Interior, Comando e Serviço e grupamento de Incêndio (GI).

Em junho de 1989, na gestão do Governador Jorge Nova da Costa, ingressou na Corporação a 1ª Turma de 80 policiais militares femininas.

Em 1991 com a publicação do Decreto nº 800 de 31 de maio, foi criado na estrutura da corporação, o 1º BPM e 2º BPM com responsabilidade do policiamento da capital e o 3º BPM com sede em Santana responsabilidade também do policiamento do interior do Estado.

Atualmente a Corporação tem uma estrutura organizacional composta de Comando Geral, Unidades Vinculadas, Órgãos de direção Geral, Integrados pelas Diretorias de Pessoal, Saúde, Apoio Logístico, Comunicação Social, Orçamento e Finanças, Operações e Ensino, Órgãos de Execução Integrados por 07 (sete) Batalhões e 02 (duas) Companhias Independentes e Órgão de Apoio a exemplo da Companhia de Comando, Serviço e Guarda e Centro de Formação e Aperfeiçoamento ( CFA).

As unidades Operacionais estão articuladas em todo o Estado. Na capital Macapá, o policiamento Ostensivo Geral e responsabilidade do 1º BPM, 2º BPM e 6º BPM e o policiamento de Guarda e Estabelecimento Penais realizado pela CCSG; no Município de Santana e Mazagão a responsabilidade e do 4º BPM e no Interior temos o 7º BPM com sede em Porto Grande e Atuação em toda área central do Estado e as Companhias Independentes do Oiapoque e Laranjal do Jarí.

Como unidades especializadas e atuação em todo o Estado, temos o Batalhão de policia Ambiental (3º BPMA), com sede em Santana e o Batalhão de Operações Especiais (5º BPM), com sede em Macapá e a responsabilidade do atendimento de ocorrências de alta complexidade.
A Corporação realiza as modalidades de policiamento Ostensivo, Rádio Patrulhamento, Guarda, Ambiental, Fluvial, Operações Especiais, Trânsito, através dos processos à pé , motorizado em viaturas, motocicletas, embarcado e aéreo .

No centro de Formação, visando o preenchimento dos ossos quadros e a capacitação técnico profissional de nossa tropa, são formados soldados, cabos, sargentos e especialistas em várias áreas de atuação do policiamento.

A PMAP desenvolve também vários Projetos Sociais, contribuindo dessa forma com a Sociedade na função sócio - educativa, transmitindo noções de civismo, possibilitando acesso ao desporto e proteção contra as drogas e a violência, agindo com responsabilidade social. Os Projetos Cidadão Mirim, Peixinhos Voadores, Campeões do Amanhã e PROERD já fazem parte do cotidiano das crianças do nosso Amapá.

Enfim, conforme o previsto nas Constituições Federal e Estadual a Polícia militar do Amapá, Instituição FORTE e MOTIVADA, organizada com base na hierarquia e disciplina é a responsável pelo policiamento ostensivo fardado, manutenção da Ordem Pública e da Paz Social em todos os rincões do Estado do Amapá.

Por tudo isso, que falamos acima a Polícia Militar do Estado do Amapá, está em festa, o qual irá realizar vários eventos para Comemorar o Dia 26 de novembro de 2008, conforme abaixo:

DATA: 21/11/2008 - Sexta-feira
Hora Atividade
14h00min Abertura da exposição comemorativa ao 33º aniversário da PMAP (BOPE, BA, Programas Sociais)
-Local: Macapá Shopping
Obs.: A exposição segue até as 22h00min de sábado, dia 22.
16h00min
Final do futebol de campo
- Local: Estádio Glicério de Souza Marques
19h00min Tocata da Banda de Música.
- Local: Macapá Shopping
- Efetivo: Representação de 10 Policiais Militares por Unidade: (6º BPM e CCSG);
- Uniforme: Passeio com Boina

DATA: 22/11/2008 - Sábado
Hora Atividade
11h00min às 22h00mi Continuação da exposição comemorativa ao 33º aniversário da PMAP
- Local: Macapá Shopping

DATA: 23/11/2008 - Domingo
Hora Atividade
18h30mi Tocata da Banda de Música
- Local: Parque do Forte
- Efetivo: Representação de 10 Policiais Militares por Unidade (1º BPM e 3º BPMA);
- Uniforme: Passeio com Boina

DATA: 24/11/2008 - Segunda-feira
Hora Atividade
08h30mi Solenidade de abertura da Semana comemorativa aos 33 anos da PMAP
- Palavras do Comandante Geral
- Representação das OPMs (1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Batalhões e CCSG);
- Uniforme: Passeio com Boina
- Entregas do diploma “Amigos da Polícia”

DATA: 26/11/2008 - Quarta-feira
Hora Atividade
08h00min Torneio comemorativo aos 30 anos de inauguração da piscina - Sd PM Demétrio
- Local: Parque aquático da PMAP.
15h00min Curso de prática de tiro método Giraldi, voltado para a imprensa
- Local: sala de reuniões do Cmdo Geral

DATA: 27/11/2008 - Quinta-Feira
Hora Atividade
07h30min Queima de fogos em comemoração aos 60 anos de criação da banda de música.
- Local: Quartel do Comando Geral
08h00min Culto ecumênico em comemoração aos 60 anos de criação da banda de música
- Local: Quartel do Comando Geral
- Efetivo: policiais CCSG, Pel Guarda.
15h00min Continuação do curso de prática de tiro método Giraldi, voltado para a imprensa
Local: Pista de tiro do km 17
19h30min Solenidade de comemoração aos 60 (sessenta) anos de criação da banda de música da PMAP.
Local: Centro de Convenções Azevedo Picanço
Efetivo: Al CFS, Representação das OPM’s.
Unif: Túnica Cinza


DATA: 28/11/2008 - Sexta-Feira
Hora Atividade
08h00mi Início da exposição da Corporação
- Fotos históricas da Corporação
- Apresentação de uma viatura antiga
19h30mi Solenidade comemorativa ao 33º aniversário de criação da PMAP (1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º Batalhões, CITRAN e CRPM)
- Entrega do troféu das olimpíadas
- Premiação do PM padrão
- Entrega de diplomas do curso método Giraldi / imprensa.
- Concessão de medalhas - Forte São José, Tenente Pessoa e Mérito Intelectual
- Apresentação dos novos aspirantes
- Local: Pista asfáltica do QCG
- Uniforme: - Oficiais: Túnica cinza
- Banda: Túnica cinza


Pedro Melquiades Lima Lopes - Ten Cel PM
Diretor de Comunicação Social da PMAP

Mais Informações: Dicom 3212 1509 (Cel Lopes).