Crea-AP realiza eleição para conselheiro federal

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá (Crea-AP) escolhem nesta quarta-feira, 28 de novembro, o novo representante da instituição no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Estão aptos a votar os profissionais registrados e em dia com suas obrigações com o Conselho. Cinco estados, além do Amapá, também estarão realizando eleições.

O pleito terá início às 9 horas e encerrará às 20 horas em dois locais de votação que funcionarão na sede do Crea-AP e na Inspetoria de Santana. A apuração será realizada a partir das 12 horas do dia 29 de novembro na sede do Conselho.

Pela lei em vigor, o plenário é representado por dezoito conselheiros federais, sendo 1 representante por região e mais três representantes de instituições de ensino. Essa lei - que está passando por revisão no Congresso Nacional - data de uma época em que o Confea era dividido em 15 regiões.

A expectativa é que em breve esse formato sofra alterações em função de um parecer favorável à mudança, de autoria do senador Edison Lobão (DEM-MA). Segundo o Projeto de Lei Complementar (PLC) 123/2006, que trata da recomposição federativa do plenário e altera dispositivos da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, o Confea passaria a ter 1 representante por estado mais o Distrito Federal, três representantes das áreas de ensino (engenharia, arquitetura e agronomia) e 1 representante das escolas técnicas, o que elevaria o número de conselheiros federais para trinta e um representantes.

A alternância no plenário do Confea é feita de acordo com um rodízio entre as modalidades profissionais. Segundo esse critério, o profissional a assumir a próxima cadeira de conselheiro federal pelo Crea-AP - para cumprir um mandato de três anos - sairá do grupo profissional da engenharia elétrica. O último a assumir a vaga pelo Amapá foi o atual presidente do Crea, engº agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira.

De acordo com o coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER), engº florestal Laércio Aires, a expectativa é de um comparecimento maciço de todas as modalidades profissionais no pleito.
“Independente do grupo profissional a que pertence o conselheiro federal, ele não pode esquecer que seu compromisso é defender o interesse de todas as categorias que o elegeram”, disse.

Como apenas uma chapa apresentou candidatura, a eleição irá referendar o nome do engº eletricista José Clemerson dos Santos Batista e do também engº eletricista Otávio Augusto Magalhães da Fonseca, respectivamente conselheiro e suplente, como representantes do Crea-AP no plenário do Confea a partir de 2008.

 

____________________________________________________________
Contatos para entrevista:

Engº Agrônomo Luiz Alberto F. Pereira (Pres. do Crea-AP) 9902-2272
Engº Florestal Laércio Aires (coordenador CER): 9971-1805

Assessoria de Imprensa:

Adilson Poltroniere: 8124-5309