Ministério do Trabalho vai qualificar 2 mil jovens no Amapá

Capacitação para o primeiro emprego


A pedido do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, vai liberar cerca de 1 milhão para a implementação do Projeto Juventude Cidadã no Amapá.

Serão beneficiados 2 mil estudantes, com idade entre 16 e 24 anos. Durante um período de cinco meses, os jovens serão capacitados em atividades de acordo com as exigências da economia local, a fim de que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Além de oficinas profissionalizantes, com conteúdo teórico e prático, o programa oferecerá aulas de cidadania, reforço escolar e inclusão digital. Cada aluno participante do projeto receberá um auxílio financeiro no valor de R$ 600, em parcelas de R$ 120,00.

Segundo Bala Rocha, o momento não poderia ser melhor. " Vivemos um momento de forte carência de qualificação profissional. Dar a oportunidade de qualificar os jovens amapaenses que nunca tiveram a carteira assinada é devolver a esperança a milhões." comemorou, o parlamentar.

O MTE vai repassar os recursos em duas parcelas de 480 mil para execução do programa que será realizado em parceria com o governo do estado junto à Secretaria de Trabalho. A expectativa é que o estado assegure que pelo menos 30% dos 2 mil estudantes sejam inseridos no mercado de trabalho.

Podem participar do processo de capacitação, jovens de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo e que estejam matriculados e freqüentando regularmente o ensino fundamental ou médio. Os interessados devem procurar os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou as prefeituras locais.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do MTE.


Thábata Costa -
Assessora de Imprensa -
Deputado Federal
Sebastião Bala Rocha (PDT-AP)

Telefones:
61.9223.6546 (preferencialmente)
61.3215.1608

E-mails:
[email protected]
[email protected]