Secretário de Transportes
diz que plano vai
evitar isolamento no inverno.

Os municípios de Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque, que ficaram isolados no ano passado, estão livres deste risco no inverno deste ano. A garantia é dada pelo secretário de Estado dos Transportes, Odival Moterrozo Leite, com base nos resultados do Plano de Inverno.

O plano é uma ação emergencial montada para garantir a trafegabilidade nas principais rodovias do Estado. O secretário admite que problemas ainda irão ocorrer, mas não com a gravidade registrada no inverno passado.

Ele afirmou que o principal objetivo do plano é evitar a interrupção do tráfego nas áreas onde sempre ocorrem problemas, como o trecho Cujubim/Flexal, na BR-156 - no sentido de quem vai para o norte do Estado - e também no trecho sul da rodovia, que vai até Laranjal do Jari. As rodovias BR-210 — a Perimetral Norte, que liga Macapá a Serra do Navio — e AP-070 — a Alceu Paulo Ramos, que liga a capital à região da Pedreira — também foram contempladas com o plano.

Quatro bases de apoio foram montadas ao logo dessas rodovias para fazer o monitoramento constante da situação da malha viária durante todo o inverno. A Base I foi montada no ramal do Henrique, na BR-156, próximo ao trecho interditado no ano passado. Ela é responsável pela recuperação do trecho Ferreira Gomes/Calçoene. A Base II está a 90 quilômetros de Oiapoque, próximo à localidade do Primeiro, e ficou com os trabalhos do trecho que vai de Calçoene até a entrada de Oiapoque.

Para os serviços no trecho sul foi montado um acampamento (Base III) na altura da localidade de Água Branca do Cajari. Esta base cobre o perímetro que vai desde o quilômetro 21, na saída de Macapá, até Laranjal do Jari. A Base IV foi estabelecida em São Joaquim do Pacuí e está responsável pela manutenção da AP-070 desde Macapá até o Rio Gurijuba. Equipes de apoio também trabalham nas estradas de acesso à cidade de Amapá e às localidades de Goiabal e Lourenço (Calçoene) e nos principais ramais que se interligam com as estradas federais e estaduais.

Na BR-210, os trabalhos iniciaram em junho e prosseguem agora no inverno com a reparação dos danos causados pelas chuvas, como o surgimento de buracos e algumas pequenas erosões na pista. Na Base I, também foi estabelecida uma base móvel que vai se movimentar de acordo com a necessidade nos trechos próximos à área do entorno de Macapá. As ações do plano emergencial estão previstas para ocorrerem até junho, quando as chuvas começam a cessar, e está orçado em pouco mais de R$ 1,3 milhão.

Para o secretário Monterrozo, os problemas nas rodovias amapaenses, principalmente na BR-156, só irão acabar de vez daqui a quatro ou cinco anos se o governo federal liberar os recursos para a pavimentação da estrada, previstos no Orçamento da União. “Já há alocado cerca de R$ 100 milhões. São R$ 70 milhões pro trecho Norte e R$ 30 milhões pro trecho sul. Com essa verba liberada temos como fazer investimentos significativos na rodovia”, afirma.

(Joel Elias)


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Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
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É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
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Perto ou em volta de alguma coisa
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Jacaré grande.
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Jacaré pequeno
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Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
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Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
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Madeira preta, gente grossa mal educada.