Crea-AP completa 15 anos de criação com homenagens
e prestação de serviço à comunidade


Uma vasta programação irá marcar a passagem dos 15 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá (Crea-AP), do Dia do Engenheiro e do Arquiteto, e dos 30 anos de criação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) neste final de 2007.

As comemorações terão início na terça-feira, 11 de dezembro (Dia do Engenheiro e do Arquiteto), com a realização de uma Sessão Ordinária na Assembléia Legislativa na qual será apresentado o Projeto de Lei nº 45/07, de autoria do governo do Estado, que institui a gratificação de atividade para engenheiros e técnicos de nível médio lotados nos quadros da administração pública estadual, concedendo a esses profissionais um abono que varia de R$ 900 reais a R$ 1.350 reais, de acordo com a categoria, retroativo a 1º de novembro deste ano. A programação prossegue com uma missa em Ações de Graça, que será celebrada às 19 h na antiga igreja de São José.

Na quarta-feira e na quinta-feira (12 e 13), um grupo de arquitetos e engenheiros estará prestando serviço gratuito à comunidade na sede do Conselho (Av. Raimundo Álvares da Costa, 1597 - Centro), assinando Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). A iniciativa marcará os 30 anos de criação da ART e irá beneficiar pessoas que estejam construindo ou reformando imóveis em áreas de até 70 metros quadrados.

Na sexta-feira (14) a partir das 20 h, no auditório do Crea-AP, o secretário especial de governadoria e coordenador político e institucional do governo do Estado, arquiteto Alberto Góes irá proferir palestra sobre o PAC. Ainda estão agendadas duas outras palestras técnicas sobre “Mobilidade urbana”, que será apresentada por um técnico do Confea, e “Legislação de Segurança contra incêndio e pânico no Estado do Amapá”, proferida pelo major e engº civil José Mont’Alverne. (Conferir programação anexa).

A programação encerra no sábado (15) com coquetel e outorga de placas a Inspetores, ex-presidentes, profissionais mais antigos, empresa mais antiga e autoridades que ao longo dos anos prestaram relevantes serviços ao Sistema Confea/Crea no Amapá.

O Crea-AP nasceu Inspetoria em 1964. Subordinada ao Crea Pará, a tão sonhada autonomia veio em dezembro 1992, com a primeira eleição para presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá, instituído pelo Confea através da Resolução nº 371, de 16 de dezembro daquele mesmo ano. O primeiro mandatário para cumprir um mandato de 10 meses foi o engenheiro civil José Rosário Pastana, ex-Inspetor Chefe.

Somados os 29 anos em que permaneceu como Inspetoria aos 15 anos completados agora em dezembro, os números revelam 44 anos de uma história repleta de desafios e conquistas, contados por quem ajudou a construir uma trajetória que sobreviveu à prova do tempo.

09:00h - Sessão Ordinária na Assembléia Legislativa onde será apresentado o Projeto de Lei nº 45/07 que “Institui a gratificação de atividade de engenharia”, incluindo os Técnicos de 2º Grau do Sistema CONFEA/CREA, para os funcionários do quadro do Governo do Estado do Amapá. No encerramento será oferecido um coquetel em comemoração a passagem do dia do engenheiro e do arquiteto.

19:00h - Missa em Ação de Graças - Local: Igreja São José - Rua: São José s/nº - Centro

12/12 - Quarta-feira:

09:00h às 12:00h - Engenharia Social (Assinatura de ART para comunidade)
Local: Auditório do CREA-AP.

20:00h - Palestra (representante do CONFEA - Tema: “Mobilidade Urbana” -
Local: Auditório do CREA-AP.

13/12 - Quinta-feira:

09:00h às 12:00h - Engenharia Social (Assinatura de ART para comunidade)
Local: Auditório do CREA-AP.

20:00h - Palestra ministrada pelo Corpo de Bombeiros - Tema: “Legislação de Segurança contra incêndio e pânico no Estado do Amapá.” - Local: Auditório do CREA-AP.

14/12 - Sexta-feira:

20:00h - Palestra ministrada pelo Secretário Alberto Góes - Tema: “PAC - Programa de Aceleração do Crescimento” - Local: Auditório do CREA-AP.

15/12 - Sábado:

20:30h - Jantar e Homenagens aos profissionais do Sistema CONFEA/CREA pelos relevantes serviços prestados ao Sistema.

Local: Sede do Clube dos Oficiais da Policia e Bombeiros Militar do Estado do Amapá, sito a Rodovia Juscelino Kubistchek, km 4.