Calixto Inhamus retorna a Macapá para ministrar curso de dramaturgia.

Autor da novela Mandacaru da extinta Rede Manchete ministra 2ª etapa do curso de dramaturgia em Macapá.

Fernanda Picanço

Companhias de teatro do Estado do Amapá terão a oportunidade de participar da 2ª etapa do Curso de Dramaturgia ministrado pelo ator, diretor, produtor e dramaturgo Calixto de Inhamus, que estará em Macapá de 13 a 18 de dezembro de 2007.

Calixto de Inhamus é formado em educação artística com habilitação em artes cênicas. Trabalha no meio teatral desde a década de 60 e chegou a ser premiado em 1982 pela produção do Espetáculo “Bella Ciao”, de Luiz Alberto de Abreu. A peça recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo e Melhor Interprete da Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca) e o Troféu Mambembe de Melhor Produtor. Em 2006 foi vencedor no Festival Nacional de Vídeos - Colatina como Melhor Roteiro do vídeo “Quem tem mais unha sobe na parede”. Autor de 120 capítulos da novela Mandacaru da extinta Rede Manchete e posteriormente contratado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), para retomar as oficinas de roteiros e tocar novos projetos na área de teledramaturgia.

O Sebrae no Amapá em parceria com a Federação Amapaense de Teatro - Fate e Federação Amapaense de Teatro Amador - Fata, contratou o instrutor para ministrar a 2ª etapa do Curso de Dramaturgia, continuidade do trabalho iniciado em setembro com as companhias de teatro amapaenses.

Segundo o gestor do Núcleo de Economia da Cultura, Maikon Richardson, “Os reflexos do trabalho da 1ª etapa já podem ser vistos nas produções apresentadas nos últimos dois meses. Muitos dos espetáculos apresentados durante o Festival de Teatro do Meio do Mundo, já se preocuparam com seus textos e novas soluções para enredos foram desenvolvidos. As companhias de teatro aos poucos vão se qualificando e ganhando espaço no mercado cultural”.

O Curso de Dramaturgia acontece no período de 13 a 18 deste mês, na sala 2 do Centro de Treinamento do Sebrae no horário de 18 às 22 horas.Cerca de 15 companhias estarão participando das ações.

Os interessados devem procurar as federações de teatro para obterem mais informações.