PASTORAIS DA DIOCESE DE MACAPÁ PROMOVEM CAMPANHAS DE NATAL

Organismos da Diocese de Macapá estão organizando campanhas de solidariedade e ajuda ao próximo, neste período de preparação da celebração do Natal de Jesus. Paróquias, pastorais, casas de promoção da Caridade, grupos jovens, entre outros, realizam campanhas em parceria com associações comunitárias e de servidores públicos, empresas e outras instituições. Inúmeras comunidades aproveitam o Advento e a Novena de preparação ao Natal para fazer doações, principalmente alimentos, que são partilhados com os mais necessitados.

A Pastoral Familiar, em conjunto com outras pastorais e grupos da paróquia Nossa Senhora da Conceição, realiza neste sábado, 15, a partir das 8 da manhã, a campanha de doação de alimentos não perecíveis por moradores do bairro do Trem. A iniciativa é realizada há vários anos, com o objetivo de preparar cestas básicas de Natal para as famílias mais pobres das comunidades da vila do Mucajá, Araxá e Pedrinhas, que pertencem à paróquia Nossa Senhora da Conceição. Outras informações e contatos com o casal Adauto e Socorro, nos fones 3223-1935 e 9963-2301.

A Pastoral da Criança, que atende milhares de meninos e meninas em Macapá e outros municípios do Estado, intensifica neste período do ano a campanha de doação de brinquedos e livros infantis, além de outros materiais que são utilizados nas ações básicas de saúde da Pastoral. Contatos com a coordenação: 3224-1696 e 9968-7344.

A Casa da Hospitalidade de Santana, que atende crianças abandonadas e portadoras de deficiências, vem recebendo doações de diversas entidades, mesmo assim ainda necessita de outros produtos muito consumidos pela casa, como fraudas descartáveis, material de higiene e brinquedos. No dia 19 de dezembro, às 18h, o bispo de Macapá Dom Pedro Conti celebrada Missa na Casa da Hospitalidade. Contatos: 3281-1205. Informações e contatos com outras pastorais e paróquias, no Centro das Pastorais, atrás da igreja Jesus de Nazaré e pelo fone 3222-1287.

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza em todo o país, neste final de semana, dias 15 e 16 de dezembro/07, a coleta da Campanha para a Evangelização, que sempre ocorre no 3º Domingo do Advento, o tempo de preparação para a celebração do Santo Natal de Jesus. As doações podem ser feitas em todas as igrejas católicas.

A Campanha da Evangelização tem como objetivo despertar a co-responsabilidade de todos na obra evangelizadora; conscientizar para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais; ajudar a superar a mentalidade individualista e a visão subjetiva da religião por uma atitude solidária, voltada para o bem comum; propor a vivência de uma fé adulta, testemunhada em atitudes e ações coerentes de conversão pessoal permanente e de transformação social segundo as exigências evangélicas; garantir que a Igreja tenha recursos para fazer o trabalho da Evangelização seja nas regiões pobres, como a Amazônia e a periferia das grandes cidades, ou nas ações mais estratégicas, como a realização de grandes encontros nacionais como os de leigos, de Comunidades Eclesiais de Base, e ajudar na manutenção da própria CNBB com seu Secretariado Geral e seus Secretariados Regionais.

(Célia Souza e Oscar Filho - Pastoral da Comunicação)