REBIO Piratuba escolhe logomarca e comemora aniversário do Conselho Consultivo

Macapá (AP), 12/12/2007 - Em comemoração ao primeiro ano de criação do Conselho Consultivo da Reserva Biológica (REBIO) do Lago Piratuba, inicia amanhã, 13, uma ampla programação promovida pela equipe gestora da unidade de conservação, vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento acontece no auditório da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), a partir das 9 horas, e reunirá os representantes do poder público e da sociedade civil que integram o Conselho, sendo aberto à participação da comunidade.

Durante a programação, no dia 13, será realizada a quarta reunião ordinária do Conselho Consultivo. Composto por 32 instituições e organizações, incluídas as doze comunidades do entorno e interior da área protegida, o Conselho tem como finalidade contribuir para a gestão participativa da Reserva Biológica do Lago Piratuba, segunda unidade de conservação mais antiga do Estado, que ocupa uma área de 357 mil hectares nos municípios de Tartarugalzinho e Amapá, e protege amostras significativas dos ecossistemas de mangues e lagos, compatibilizando com o desenvolvimento econômico e social de seu entorno.

Educação Ambiental e Logomarca - Na sexta-feira, 14, haverá a apresentação do Programa de Educação Ambiental e a escolha da logomarca da Reserva Biológica do Lago Piratuba. O Programa de Educação Ambiental da unidade foi elaborado a partir de um processo construtivo e participativo, envolvendo os principais atores, especialmente as comunidades residentes no interior e entorno da reserva. As atividades foram classificadas para atender o público alvo considerando as faixas etárias e as peculiaridades locais.

A identidade visual da unidade de conservação será eleita pela plenária presente no local, entre as cinco propostas previamente selecionadas pela comissão julgadora do concurso realizado para a criação da logomarca para a REBIO Piratuba, promovido no período de 21 de setembro a 21 de novembro desse ano. O autor da proposta vencedora receberá o prêmio de R$ 1.500,00, e o segundo até o quinto colocado receberão prêmios no valor de R$ 250,00. A programação é aberta à participação de toda a sociedade.


PROGRAMAÇÃO:

DIA 13/12/2007 (quinta-feira):

09:00h às 17:00h - Abertura da Quarta Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Lago Piratuba

DIA 14/12/2007 (sexta-feira):

09:00h - Abertura com apresentação das cinco propostas para Logomarca da Rebio, escolhida pela Comissão Julgadora

09:30h - Apresentação do Programa de Educação Ambiental - Consultor Jesus Delgado

10:30h - Intervalo

10:45h - Interação com o público sobre o Programa

12:30h - Almoço

14:30h - Escolha da Logomarca (apuração dos votos da plenária)

15:00h - Entrega dos Prêmios ao vencedor e aos quatro trabalhos selecionados

15:30h - Coquetel de encerramento


SERVIÇO:

Evento: “Reunião do Conselho Consultivo, apresentação do Programa de Educação Ambiental e escolha da logomarca da Reserva Biológica do Lago Piratuba”

Datas: 13 e 14 de dezembro de 2007 (quinta e sexta-feira)

Local: Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Auditório - Av. Presidente Vargas, s/n, Centro, Macapá - Amapá

Horário: 9:00h às 17:00h