Paróquia do Trem festeja Nossa Senhora da Conceição

Começou no último dia 26 de novembro a programação religiosa da Festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro do Trem e da segunda paróquia mais antiga de Macapá. A peregrinação com a imagem da Virgem Imaculada passa por todos os bairros que integram a Paróquia, começando pela comunidade Cristo Rei, bairro das Pedrinhas, em seguida visitou os fiéis da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Araxá, a Capela Frei Galvão, no Mucajá, seguindo para a Igreja de Santa Inês, na orla do rio Amazonas, de onde retorna, dia 30/11, para a Igreja Matriz do Trem.

A programação religiosa prossegue com o novenário que inicia dia 1º e prossegue até o dia 7 de dezembro, a partir das 17h, na Igreja do Trem. Dia 8, data dedicada à Nossa Senhora da Conceição, haverá Missa Solene, às 7h, presidida por Dom Pedro Conti, Bispo de Macapá. Às 16:30 Missa presidida pelo pároco padre Francivaldo Silva e em seguida a tradicional procissão, percorrendo a av. Cônego Domingo Maltez/ General Rondon/ Antônio Coelho de Carvalho/ Hamilton Silva/ Feliciano Coelho/ Leopoldo Machado/ Cônego e chegada à Igreja. Após a procissão ocorre a programação social, na quadra paroquial, com sorteio de prêmios, leilão e venda de comidas típicas.

O tema da festa em 2007 é Maria, mãe dos amazônidas, daí-nos a benção. Segundo o pároco padre Francivaldo, é uma ocasião para lembrarmos a Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia, com o lema Vida e Missão neste Chão e demonstrarmos a fé, o carinho e veneração por nossa mãe.

Além da Igreja da Imaculada, que tem como símbolo a torre, é importante lembrar neste período de festa, que em 2008, o belo monumento que fica bem no meio da praça de Nossa Senhora da Conceição, completa 50 anos. A placa ao pé da estátua de Nossa Senhora registra: No mês de outubro de 1958 recordando o Ano Santo Mariano proclamado pelo Papa João XXIII, em comemoração do 1º Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Lourdes, sendo vigário da paróquia pe. Antonio Cocco - Pime, o povo do bairro do Trem este monumento dedicou à sua celeste padroeira a Virgem Imaculada.

(Oscar Filho - Pastoral da Comunicação)