Material reciclado: boa oportunidade de negócio

A oficina ensina técnicas de criação com material reciclado na Feira do Empreendedor

Da Assessoria de Comunicação do Sebrae/AP

Mais de 1 milhão de garrafas de plástico são jogadas no lixo todo o mês em Macapá. Desse montante, apenas 15% chega à lixeira. Os 85% do material ficam espalhados pelas ruas, esgotos e áreas de ressaca. Para minimizar esse problema, visitantes da 2ª Feira do Empreendedor podem aprender como fazer artesanato com reciclagem de garrafas peti.

Com o material é possível fabricar jarras, copos, taças, arranjos florais, cadeiras e móveis. “As pessoas podem aprender como ganhar um bom dinheiro reutilizando material reciclado e ainda contribuem na preservação do meio ambiente”, disse a instrutora Eldiciane Nobre.

Outra dica dada pela instrutora é aproveitar a época do final do ano para ganhar um dinheiro extra. Adornos natalinos são prioridade nesse período. Um grande impulso dado ao mercado com a reciclagem foi a iniciativa da Prefeitura de Macapá em decorar alguns pontos da cidade com material reciclado. “Essa foi uma economia para o município e lucro para nós”, informou Nobre.

O custo com matéria-prima é zero e os produtos são comercializados com um preço bem em conta. Apenas a mão-de-obra é cobrada. Qualquer pessoa pode aprender a utilizar esse material na confecção de objetos. Vinte alunos, na maioria mulheres, participaram da oficina.