III edição do Amapá Sabor, a delícia gastronômica do Amapá pronta para ser degustada

A nova edição do Festival de Gastronomia Amapá Sabor tem a participação de 22 restaurantes locais. Este ano, o evento apresentará receitas inéditas dos estabelecimentos locais

Da Assessoria de Comunicação Sebrae/AP

Neste final de semana, 8 e 9 de dezembro, das 19 horas até meia-noite, acontece na Fortaleza de São José de Macapá, a amostra gastronômica Amapá Sabor 2007, dando início, assim, ao III Festival de Gastronomia no Meio do Mundo. O evento tem como objetivo apresentar receitas inéditas de 22 restaurantes locais para um circuito gastronômico que segue até 31 de dezembro.

A realização do Amapá Sabor 2007 busca o fortalecimento da gastronomia no Amapá, contribuindo para o desenvolvimento do Estado por meio de melhorias de qualidade de vida e geração de emprego e renda.

Segundo a técnica do Sebrae, Cristiane Juarez, “este festival é de grande relevância para o ambiente do turismo e para o cenário gastronômico como divulgador da culinária e da cultura gastronômica amapaense, aprimorando assim este importante elo na cadeia turística. O Festival Gastronômico do Meio do Mundo além de incrementar as vendas das micro e pequenas empresa (MPE) do setor, criará vínculo com seu público consumidor, incentivando-o a freqüentar seus estabelecimentos e a contratar seus serviços, trazendo crescimento econômico e social para o seu segmento e, conseqüentemente, para o Estado do Amapá”, destaca.

Na amostra gastronômica, pequenas porções dos pratos inscritos no festival serão comercializadas ao preço de R$ 5 reais pratos. Haverá também várias atrações culturais.

No dia 8, sábado, estarão se apresentado no palco o cantor Marcelo Dias e a Banda Zeta, além do grupo de Marabaixo Afrobaracá. Dia 9, domingo, será a vez dos cantores Bebeto Nande e Nivito Guedes e, interagindo com o público, uma escola de samba local.

Estão participando do festival os seguintes estabelecimentos com seus respectivos pratos: Bill-Burg Sanduíches (Filé de camarão com creme branco); Bolo & Companhia (Castanhola de maracujá); Buffet Le Royale (Pirarucu ao molho de camarão); Café Aymoré (Peito de tartaruga); Cantinho Baiano Restaurante (Peixe chiclete com banana); Casa da Pizza (Ravióli à moda do Amapá); Divina Gula (Trouxinha de panqueca de camarão); Dom Garcia (Risoto amapaense); Estaleiro Restaurante (Filé ao molho de mostarda); Kilos Churrascaria Santa Rita (Pirarucu no creme de cupuaçu); Mister Grill (Filé de filhote à chef Paulo); Pizza Mille (Mini calzone); Plutão Restaurante (Macarronada surpresa); Quilombo Cachaçaria (Camarão flambado na cachaça); Regini’s Buffet (Rocambole de abóbora recheado com camarão e queijo acompanhado com salada); Restaurante Divina Arte (Filé ao molho de manga com pimenta); Restaurante Sapucaia (Filhote ao molho de cupuaçu; Restaurante Sarney Lanches (Filé corcovado); SóAssados (Peixe à moda da casa); Tchoy Restaurante Oriental (Sabor do Amapá); Trapiche Restaurante (Pirarucu à portuguesa); Triunffu’s Buffet (Escondidinho de camarão e abóbora).

O festival é coordenado pelo Sebrae com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Governo do Estado do Amapá, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social de Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).