Discussão do programa do partido
e acórdão do TSE marcam sábado do PSB.


Educação

Dando continuidade às discussões visando a construção coletiva do programa de governo do PSB para o município, que começou sábado passado, aconteceu hoje pela manhã na sede do PSB, o debate do partido sobre educação.
Estiveram presentes os militantes, pré-candidatos do partido e profissionais da área de educação. No início da reunião o advogado Antônio Tavares Netto explicou a situação do processo eleitoral que envolve o senador Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe.

A ex-secretária de educação do Estado, Rosiane de Paula fez uma explanação explicando a parte legal da área da educação - que inclui os percentuais alocados, a divisão de responsabilidades e os desafios para a construção de uma nova proposta. Entre esses desafios está a implantação de novas diretrizes curriculares no município, discutindo essa mudança com a população e levando em conta as especificidades da nossa região. Esse é um projeto que chegou a ser iniciado durante o governo do PDSA no Amapá, mas não houve tempo para sua implementação. As novas diretrizes chegaram a ser discutidas pelos educadores do Estado, a comunidade e os alunos, mas teve sua implantação retirada de pauta pelo governo atual.

- "Foi na época que Capiberibe era prefeito de Macapá que surgiram idéias inovadoras como a da merenda escolar regionalizada. Naquele tempo, quem iria imaginar que era possível usar a educação como instrumento para fomentar a produção local? A merenda escolar vinha toda de São Paulo, Brasília e do sul do país. Na prefeitura é possível trazer muitas inovações para melhorar a vida do povo de Macapá.", afirmou Carolina Raiol, que participou do evento.

Saiba como o PSB deverá agir com a publicação do acórdão pelo TSE

Foi publicado ontem, 11/06 o acórdão que contém o resumo do julgamento do caso do senador Capiberibe e da deputada Janete pelo TSE, ocorrido no dia 27 de abril. Com a publicação do acórdão abre-se a possibilidade para recurso e o processo poderá ter novos desdobramentos. A saída do mandato dos dois parlamentares não é automática, pois mesmo se ficarem esgotados os recursos jurídicos, ainda há um rito a ser seguido pelo Senado e a Câmara, para que uma eventual perda de mandato seja homologada.

Os advogados do PSB deverão ingressar na segunda-feira, 14, com um Embargo de Declaração, que é um recurso jurídico que visa tirar dúvidas e contradições no acórdão. Esse recurso deverá ser julgado pelo pleno do TSE ainda na terça-feira da próxima semana, pois o regimento do TSE prevê que esse tipo de recurso deve ser julgado na primeira sessão do tribunal depois da sua interposição. Se aceito, esse recurso pode levar à modificação do resultado do julgamento do dia 27.

Caso o embargo não seja aceito, os advogados do PSB ingressarão com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal. Junto com o recurso o PSB ingressará com uma medida cautelar junto ao STF pedindo o efeito suspensivo à decisão do TSE do dia 27/04, que pode garantir a permanência do senador Capiberibe e da deputada Janete no cargo até o julgamento do recurso no Supremo. Essa seria uma medida similar àquela concedida pela ministra Ellen Gracie no TSE, que dava garantia de permanência no cargo até a publicação do acórdão pelo TSE.


Doce Amazônia

Doces e licores
de frutas regionais.
Deliciosos.
0XX96 224 1491


Bombons da Sol
Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
Deliciosos,
Pedidos pelos telefones 223 4335 e 9964 7433

Tia Neném
Lanches, sucos naturais e comidas regonais e nacionais.
Tacacá especial.
Tradição de 30 anos.
Cônego Domingos Maltez próximo da Eliezer Levy



 

Matinta-perêra
Mulher velha que percorre distâncias à noite. Se afasta se alguém disser que lhe dará um pedaço de rolo de fumo. De manha ela vai buscar.
Cuíra
Diz-se de inquieto, ansioso,impaciente. Daquele que não agüenta a espera de alguma coisa que vai acontecer
Titica
Cipó muito usado para a fabricação de móveis. Chegou à beira da extinção.
Perau
Lugar perigoso do rio. Parte mais funda, onde o rio "não dá pé".
Timbó
Um tipo de veneno usado para matar peixes. Bate-se a planta na água, e o veneno se espalha. sem contrôle, mata.
Catinga de mulata
Catinga é cheiro ruim, mas "Catinga de mulata"é cheiro bom, tanto que virou nome de perfume nos idos dos anos cinquenta
Remanso
Ponto onde o rio se alarga, a terra forma uma reentrância e as águas ficam mais calmas
Bubuia

Aquelas minúsculas bolhas de espuma que se formam na corrente do rio. Viajar de bubuia é ser levado pelas águas. "De bubuia, título de canção popular.
Piracema

Época em que cardumes de peixes sobem os rios para a desova
Pedra do rio
Diz a lenda que que são as lágrimas de uma índia que chorava a perda do amado. É onde está a íagem de São José, na frente de Macapá.
Macapá
Vem de Macapaba, ou "estância das bacabas".
Bacaba
Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
Yara
É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa
Jacaré Açu
Jacaré grande.
Jacaré Tinga
Jacaré pequeno
Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.
Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Montaria
Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
Porrudo
Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
Boiúna.
Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
Acapu
Madeira preta, gente grossa mal educada.