Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa

Jacaré Açu
Jacaré grande.

Jacaré Tinga
Jacaré pequeno

Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.

Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens

Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.

Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher

Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Bombons da Sol
Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
Deliciosos,
Pedidos pelos telefones 223 4335 e 9964 7433

 

"Compra" de licença prémio
causa tumulto na Assembléia


Um requerimento do deputado Eury Farias, PSB, pedindo a presença do vice-presidente e corregedor do Ministério Público Estadual Márcio Augusto Alves, povocou o esvaziamento instantâneo da reunião de hoje da Assembléia Legislativa, e deu início a um festival de troca de insultos e acusações entre parlamentares contra e à favor da aprovação. O deputado, que é da base de apoio do governo quer ouvir do procurador, explicações para o fato de, há alguns anos o Ministério Público ter "comprado"uma licença-prêmio do então Procurador Geral do MP, Manoel Brito por aproximadamente R$ 200 mil em valores atualizados.

O pedido do deputado do PSB, segundo foi dito hoje, tem o endereço do procurador Márcio Augusto poquer ele já era procurador na época do suposto pagamento, e porque é corregedor atual.

Quando o requerimento foi apresentado os deputados que fazem öposição ao governo estadual começaram a sair do plenário para não permitir a aprovação. Aí começou a troca de insultos que elevou a temperatura na Casa, mas não chegou a provocar agressões físicas, como já aconteceu anteriormente.