Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa

Jacaré Açu
Jacaré grande.

Jacaré Tinga
Jacaré pequeno

Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.

Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens

Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.

Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher

Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Bombons da Sol
Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
Deliciosos,
Pedidos pelos telefones 223 4335 e 9964 7433

 

Crise entre os católicos
tem novo desdobramento


A crise provocada pela decisão do PIME - Pontifício Instituto das Missões Evangéicas de transferir o padre José Busatto da Diocese de Macapá para o Estado de São Paulo teve mais um desdobramento hoje.

Há muitos anos dirigindo a paróquia de São Benedito, no bairro do Laguinho em Macapá, o padre recebeu manifestações de solidariedade ds paroquianos contra uma decisão que é considerada por eles como revanchismo do bispo dom João Risatti. Já houve protestos, manifestações públicas com ofensas verbais contra o bispo que diz ser a transferência uma questão de rotina.

Hoje o padre não foi fazer o programa matinal que apresenta através da Rádio Difusora de Macapá, a emissora oficial do Governo do Estado. Pouco antes das oito da manhã, o radialista Luiz Melo que apresenta um programa diário pela Rádio Antena 1, de propriedade da família do senador Gilvam Borges, inimigo declarado do governador do Amapá, João Capiberibe, abriu a seção de notícias com a seguinte manchete: "Capiberibe manda afastar o padre José da Rádio Difusora".
A Rádio oficial desmentiu a informação dizendo que a questão nada tem a ver com a administração do Estado sendo o fato de responsabilidade exclusiva da Igreja Católica. Mais tarde o repórter Heraldo Almeida ouviu o padre José Busatto, que sem gravar entrevista disse que não tinha ido fazer o programa por ter um compromisso no mesmo horário com a comunidade de um local próximo da capital. Ainda pela manhã no entanto, um dos coordenadores da campanha pela permanência do sacerdote no Amapá, Paulo Tupinambá, disse que o padre não foi fazer o programa porque fora convidado pela direção de programação da emissora para uma reunião na noite de segunda feira, 12, e não teria atendido ao convite porque "imaginou'que era para ser comunicado de seu afastamento. Não era. O convite foi feito à todos os apresentadores de programas da Rádio Difusora, e a reunião serviu para a direção mostrar a grade de programação que vai ao ar no início de 2002. O programa do padre José Busatto está incluído na nova programação.