Estréia
da gasolina ecológica na UE
Hoje carros verdes,
daqui a pouco: gasolina "verde Daqui a alguns meses, os motoristas
da União Européia poderão encher o tanque com um
novo tipo de gasolina, à base de combustível normal e
biológico. Mas será este um grande salto ou apenas um
pequeno passo?
Se você sentir
um cheiro de gordura velha no escapamento de um carro, trata-se, com
certeza, de um carro alemão com o tanque cheio de biodiesel,
combustível renovável à base de óleo vegetal
ou gordura animal, até agora considerado um produto marginal.
Usar o diesel biológico é quase a única opção
para os alemães que querem andar de carro e preservar o meio
ambiente. Ainda em 2004 entrarão em vigor novas normas da União
Européia (UE) para que combustíveis tradicionais sejam
substituídos por combustíveis ecológicos ou pelo
menos misturados. Assim, a UE pretende aumentar a variedade de combustíveis
não convencionais.
As novas normas
fazem parte de um grande pacote de medidas visando promover as energias
renováveis e reduzir a dependência da UE das importações
de petróleo.
Até 2005, a quantidade mínima de combustível biológico
- seja puro ou misturado com combustível tradicional - deve alcançar
2%, chegando a 5% em 2010.
Continue sonhando,
motorista!
Desde o começo
do ano, o combustível biológico está livre de impostos
na Alemanha , o que levou muitos a acreditar que assim ele ficaria mais
barato. Segundo o secretário-adjunto do Ministério da
Agricultura, Matthias Berninger, seria possível inclusive que
seu preço caísse 16 centavos por litro ? atualmente, o
preço médio do litro de biodiesel na Alemanha está
em torno de 85 cents. Mas segundo Rainer Winzenried, da Shell, não
há motivo para os consumidores ficarem entusiasmados. "Não
é apenas o combustível em si que determina o preço",
disse à revista alemã Spiegel, "ainda não
sabemos se os custos extras ultrapassam o que se poupa com
os impostos." Estes custos se devem, segundo a indústria
petrolífera, à necessidade de armazenamento próprio
e de equipamentos especializados para misturá-los.
Também há
dúvidas se a UE tem condições de produzir a cota
de combustível biológico que gostaria. Quando a União
Européia lançou as novas normas em 2001, cresceu a produção
de matérias-primas como óleos vegetais, cereais e outros
subprodutos orgânicos ? tudo que serve à produção
de combustível biológico. Com cerca de 30% da produção
total da UE, a Alemanha é o maior produtor de combustível
ecológico.
Enquanto a Alemanha
já produz grandes quantidades de óleo vegetal para misturar
com diesel, algumas companhias petrolíferas afirmam que falta
etanol, produto feito de beterraba sacarina ou de plantas ricas em amidos,
usado para acrescentar à gasolina.
O Automóvel
Clube Alemão (ADAC) também avisa que o selo "bio"
não significa um combustível 100% protetor do meio ambiente.
"É certo que o combustível biológico tem vantagens
em relação ao combustível tradicional,
pois ele produz uma menor quantidade das emissões perigosas mais
comuns. Porém, a emissão de óxidos nitrogenados
até é um pouco maior", disse Peter Hemschik do ADAC.
O combustível
do futuro
Enquanto restam
problemas para resolver, os defensores das energias renováveis
acham que sem as novas normas da UE nunca haverá um mundo mais
limpo e livre de emissões.
"Um dos obstáculos
é a rede de distribuição ? fazer que todo mundo
tenha acesso fácil ao combustível 'verde'. Outro é
produzir a quantidade necessária para sustentar essa distribuição",
disse Todd Allmendinger, diretor executivo do instituto Emerging Energy
Research, à DW-WORLD. "A medida da UE vai ajudar a superar
os dois obstáculos. Além disso, a nova norma aumenta a
consciência popular e cria estímulos para a indústria
automobilística. E sobretudo, dessa maneira, alcançará
facilmente objetivos mais altos em prazos menos longos."
No mais tardar
os europeus poderão encher seu tanque de gasolina mista em seis
meses.