Aeroporto de Macapá pode copiar
projeto de palmas, com adaptações

A construção no novo complexo aeroportuário de Macapá foi discutida na manhã desta quinta-feira, em uma Audiência Pública no Teatro das Bacabeiras. O evento foi organizado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e contou com o apoio do Governo do Estado do Amapá e da Seinf (Secretaria de Infra-Estrutura).

Na audiência, duas propostas foram apresentadas. A primeira defende a realização de um concurso público para a escolha do projeto do novo aeroporto. A outra sugestão é aproveitar o projeto do arquiteto Sérgio Jardim, para o Aeroporto de Palmas (TO), mas fazendo as devidas adaptações de acordo com as necessidades e realidades de Macapá.

No primeiro caso, a vantagem do concurso público, de acordo com o presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Aroldo Pinheiro, instituição que ficaria responsável pelo processo, é que a escolha do projeto seria feita dentro de uma seleção que deve ter entre 40 a 50 projetos inscritos, ao invés de apenas um.

O lado negativo dessa proposta é que a realização do concurso público demandaria mais tempo, e acabaria atropelando o calendário já estabelecido pela Infraero para a execução da obra. No segundo caso, como o projeto já está pronto, a preocupação seria fazer apenas as adaptações necessárias permitindo que a obra iniciasse dentro do cronograma da Infraero.

Na opinião do governador Waldez Góes (PDT), para o Amapá, o mais viável seria copiar o projeto do Aeroporto de Palmas devido a agilidade que daria ao processo. Nesse caso, no final de setembro, a obra entraria em licitação, sendo que a execução iniciaria já a partir de julho de 2004.

“Esta obra é fundamental, se não a principal, dentro do nosso programa de governo. Daí defendermos o início imediato dessa obra, pois irá garantir mais emprego para a população. E gerar emprego é também gerar renda. E esses dois fatores são essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos amapaenses”, disse.

A construção do novo Aeroporto Internacional de Macapá está orçada em R$ 95 mi e tem prazo de execução de dois anos. Com a obra concluída o aeroporto passará a ter capacidade para 600 mil a 700 mil passageiros/ano. Atualmente essa capacidade é de 160 mil passageiros/ano. Mas no ano passado, passaram pelo Aeroporto de Macapá 300 mil passageiros.

Joel Elias,


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Vem de Macapaba, ou "estância das bacabas".
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Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
Yara
É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
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Perto ou em volta de alguma coisa
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Jacaré grande.
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Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
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Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
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Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
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Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
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Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
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Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
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Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
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Madeira preta, gente grossa mal educada.