Pororoca.
Motivo de desenvolvimento turístico no Amapá
O Sebrae inicia processo de desenvolvimento
turístico nos municípios que estão na rota da pororoca
em parceria com a comunidade local, instituições e governo.
Denyse Alexópulos
O Projeto 'ROTA DA POROROCA' com a comunidade do Curiaú ganhou
nova fase, saindo do processo de discussão e entrando nas capacitações
dos envolvidos.
O objetivo. Trabalhar os empreendimentos e melhorar todos os serviços
locais que podem ser oferecidos à turistas como hospedagem, alimentação,
balneários e outros.
A ação detinha, em primeira fase, um relatório de
visita técnica realizado no início do ano, onde foram identificados
os problemas de cada lugar, as demandas, localização e outros
pontos. No segundo momento, o Sebrae (Serviço de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas) no Amapá e os parceiros 'sentaram' com
a comunidade para trabalhar em conjunto um plano de ação
e compactar as idéias para elaboração do projeto
final.
Nesta última semana o Sebrae esteve capacitando 36 moradores da
comunidade quilombola com seminários de Desenvolvimento Comunitário,
Educação Ambiental, Noções de Ecoturismo,
Empreendedorismo, Planejamento e Análise, além de Curso
de Implementação Orientada Micro e Pequena Empresa "Boas
Práticas", atendendo sete empresas da localidade.
Curiaú
Os negros descendentes de africanos que ali vivem, pescam em canoas o
peixe que é farto. Garças não notam a presença
do homem, e está estabelecida a harmonia embelezando a paisagem
exuberante do antigo quilombo.
A área em que a comunidade quilombola vive é preservada
ambientalmente e legalmente protegida. As tradições e a
cultura dos negros prevalecem com o Batuque, o Marabaixo, as ladainhas
e as festas dos santos de devoção.
Segundo o Presidente da Associação dos Moradores do Quilombo
do Curiaú, Raimundo Souza, 54, ele vem enfrentando dificuldade
de gerenciar grupos fragmentados dentro da comunidade e o Sebrae consegue
num plano de ação integrar os moradores da localidade e
da redondeza.
Na execução do projeto são parceiros do Sebrae a
Associação Comercial e Industrial do Amapá-ACIA,
Federação das Indústrias do Amapá-FIAP, Associação
Brasileira das Agências de Viagem-ABAV, Secretaria de Estado da
Infra-estrutura-SEINF, Agência de Desenvolvimento do Amapá-ADAP,
SESC-AMAPÁ, Federação do Comércio do Amapá-FECOMERCIO,
Câmara de Dirigentes Lojistas de Macapá/Santana, Secretaria
de Estado do Meio Ambiente-SEMA e Instituto de Desenvolvimento de Turismo
do Estado do Amapá-DETUR, Faculdade SEAMA, Secretaria Municipal
de Meio Ambiente e Turismo, Banco do Brasil e BASA.
Para a técnica do Sebrae, Eliana Correia, "os moradores da
área têm potencial para agradar tanto o turista brasileiro,
quanto o estrangeiro. O resultado positivo do nosso trabalho está
na mudança que as famílias desejam para o lugar".
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