Amapá quer aumento de 55% nos
recursos para a merenda escolar

BRASÍLIA - A secretária de Estado da Educação, Maria Vitória Chagas, está em Brasília cumprindo uma agenda repleta de propostas, reivindicações e sugestões com o objetivo de desenvolver no Estado do Amapá uma educação de qualidade.

O primeiro compromisso da Secretária foi participar do Fórum Brasil de Educação e juntamente com especialistas da educação, secretários de estado e membros dos conselhos estaduais de educação discutiu a Formação para a Cidadania e o Trabalho e os Compromissos da Educação Brasileira.

Nesta quarta-feira,19, a secretária fará uma visita ao Centro de Educação Técnica de Brasília (Ceteb) para estudar junto àquele órgão a possibilidade de promover a capacitação de gestores escolares. “A preocupação do governo é oferecer à sociedade amapaense um ensino de melhor qualidade, para isso, precisamos de gestores bem preparados”, disse.

O último compromisso da secretária, em Brasília, é a reunião do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), que se realiza nos dias 20 e 21 em Pirenópolis, Goiás. No primeiro dia os secretários discutirão o papel do Conselho e no segundo dia o encontro será com o Ministro da Educação Cristovam Buarque. Na oportunidade, Vitória Chagas apresentará ao Ministro a proposta de construção do Centro Cultural Amapá -França, em Macapá. “Uma forma de fortalecer o processo de integração cultural e econômica entre os dois países” explica . O Projeto está estimado em R$ 900 mil sendo que o governo francês se propõe a custear 40% do montante.

Será reivindicado um aumento do recurso federal destinado à merenda escolar que hoje é de R$ 0,13 por aluno do ensino fundamental e R$ 0,06 por aluno da educação infantil, o que obriga uma complementação por parte do Governo Estadual. A proposta é de R$ 0,20 , per capita para os alunos dos dois programas, considerando que o custo de vida é bem mais alto no Amapá do que em outras regiões .

A secretária vai pedir, também, o apoio do Governo Federal no que se refere à destinação de recursos para a construção de 36 escolas. Uma tentativa de suprir a demanda escolar, que cresceu muito nos últimos anos. Isso tem motivado despesas elevadas com aluguel de prédios que nem sempre são adequados do ponto de vista técnico-pedagógico. Cada construção implica em cerca de R$ 1,7 milhão, o que seria inviável aos cofres do Estado.

Estão agendadas outras propostas como a inserção do Estado nos programas de Educação profissional no âmbito federal, intensificando as ações existentes e visando o apoio financeiro para cursos nas áreas essenciais à consolidação do processo de desenvolvimento do Estado; capacitação de recursos humanos; aquisição de equipamentos de informática para as escolas públicas.

Finalmente a secretária pretende reivindicar um tratamento especial para o Amapá, considerando as peculiaridades locais e o atraso que vem marcando as escolas amapaenses.

Graça Penafort



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O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
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É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
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Perto ou em volta de alguma coisa
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Jacaré grande.
Jacaré Tinga
Jacaré pequeno
Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.
Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Montaria
Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
Porrudo
Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
Boiúna.
Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
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Madeira preta, gente grossa mal educada.