Tudo sobre o ENEM 2002

Data da prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo domingo, dia 25 de agosto, com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília), em todos os Estados e no Distrito Federal. A prova será aplicada em 2.489 locais de prova num total de 600 municípios.

Evolução do número de Inscritos

1998: 157.221
1999: 347.135
2000: 390.574
2001: 1.624.131
2002: 1.818.665

Acesso ao local da prova
Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12:55h, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado.

Saída do local da prova
O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando a prova a partir das 15 horas. Para sair portando o caderno de questões do Exame, o inscrito só deverá deixar a sala a partir das 17 horas.

Documentos necessários
O participante deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, etc...) e folha de respostas do questionário socioeconômico devidamente preenchido. Deverá levar apenas lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche: fruta e biscoito

Cartão de inscrição
O inscrito que não recebeu ou perdeu o carão de inscrição deverá dirigir-se ao local onde fez a inscrição para obter informações sobre o seu local de realização da prova. Também poderá procurar as agências dos Correios, ligar para o telefone 0800616161 ou acessar o site www.inep.gov.br/enem.

Questionário socioeconômico
Além do cartão de inscrição, o participante recebeu o questionário socioeconômico. Ele deve ser respondido com antecedência e não no dia ou nos momentos que antecedem o Exame. O questionário deve ser entregue ao fiscal da sala de prova.
Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do exame. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios.

Resultados
Cada participante receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova.
Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas - estabelecimentos de ensino superior e empresas - poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante desde que obtenham a sua autorização. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem.

A qualificação do desempenho individual

Conceitos
Intervalo de notas
Insuficiente a Regular 0 - 40 (inclusive)
Regular a Bom 40 - 70 (inclusive)
Bom a Excelente 70 - 100

Resultado para as escolas
As escolas, que tiveram mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem, poderão solicitar um boletim com a média dos resultados de seus estudantes. Esse boletim informa também a nota média do País, possibilitando uma comparação dos resultados. O documento, que poderá solicitado pelo e-mail: [email protected], é gratuito para as escolas públicas. Para as escolas particulares será cobrada a taxa de R$5,00 por aluno.

O que é o Enem
Realizado desde 1998, o Enem é um exame voluntário, oferecido anualmente aos concluintes ou egressos do ensino médio. Desde 2001, os alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em escolas públicas e os que concluíram, no último ano, a Educação de Jovens e Adultos, tiveram isenção da taxa de inscrição. Também foram beneficiados com a gratuidade, os estudantes da rede privada e os que terminaram o ensino médio em anos anteriores, mediante declaração de carência.

Objetivos
A finalidade do exame é oferecer uma referência para auto-avaliação, orientar escolhas profissionais futuras e servir como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho. Atualmente, mais de 330 instituições de ensino superior já utilizam os resultados do Enem em seus vestibulares.

O que avalia
O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, visando aferir o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao exercício pleno da cidadania. É um Exame interdisciplinar e contextualizado. A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Características da prova
A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escola de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas. Na redação, também haverá uma nota global de 0 a 100 e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados.

Bombons da Sol
Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
Deliciosos,
Pedidos pelos telefones 223 4335 e 9964 7433


Tia Neném
Lanches, sucos naturais e comidas regonais e nacionais.
Tacacá especial.
Tradição de 30 anos.
Cônego Domingos Maltez próximo da Eliezer Levy



 

Catinga de mulata
Catinga é cheiro ruim, mas "Catinga de mulata"é cheiro bom, tanto que virou nome de perfume nos idos dos anos cinquenta
Remanso
Ponto onde o rio se alarga, a terra forma uma reentrância e as águas ficam mais calmas
Bubuia

Aquelas minúsculas bolhas de espuma que se formam na corrente do rio. Viajar de bubuia é ser levado pelas águas. "De bubuia, título de canção popular.
Piracema

Época em que cardumes de peixes sobem os rios para a desova
Pedra do rio
Diz a lenda que que são as lágrimas de uma índia que chorava a perda do amado. É onde está a íagem de São José, na frente de Macapá.
Macapá
Vem de Macapaba, ou "estância das bacabas".
Bacaba
Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
Yara
É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa
Jacaré Açu
Jacaré grande.
Jacaré Tinga
Jacaré pequeno
Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.
Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Montaria
Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
Porrudo
Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
Boiúna.
Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
Acapu
Madeira preta, gente grossa mal educada.