Estuprador no Maranhão é
"punido"
com prestação de serviços.

Recebemos do gabinete da deputada Helena Helluy,PT, do Maranhão o comunicado abaixo transcrito, que vai do jeito que chegou, sem qualquer alteração. Trata de um crime hediondo ocorrido em Imperatriz, quando uma mulher foi brutalizada por um jovem, que acabou "punido" com uma prestação de serviços. Leia e tire suas conclusões.


"Ilmos. Senhores e Senhoras,

Solidária com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Imperatriz a deputada Estadual Helena Barros Heluy (PT-MA) distribuiu, ontem, na Assembléia Legislativa a nota (abaixo) do referido Conselho, denunciando fatos ocorridos naquele municipio e cobrando atitude coerente do judiciário municipal . A deputada que tinha a intenção de manifestar-se publicamente, em plenário, não o fazendo por falta de sessão, se dirigirá às instituições competentes solcitando a devida justiça.

Encaminhamos aos senhores comunicação do Conselho relatando os fatos.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE IMPERATRIZ

Rua Godofredo Viana 603 - Centro - 524 - 9828

ESTUPRADOR É PUNIDO COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADE.

EM 27 DE JANEIRO DE 2001 POR VOLTA DAS 22:00H ELIELZA MENDES DA SILVA, ENCONTRAVA-SE NUM BAR, NO CENTRO DA CIDADE DE IMPERATRIZ - MARANHÃO, ONDE REALIZAVA-SE UMA GRANDE FESTA PRÉ CARNAVALESCA, TOMANDO CERVEJA COM UMA AMIGA, QUANDO FORAM ABORDADAS EM SUA MESA POR DOIS RAPAZES QUE SE APRESENTARAM E AS COMPRIMENTARAM COM BEIJOS, EM SEGUIDA RETORNARAM PARA SUA MESA, ELIELZA FOI AO BANHEIRO, E MAIS UMA VEZ UM DOS RAPAZES O MENOR DE 17 ANOS T.D.M.S A ABORDOU E A SEGUIU ATÉ O BANHEIRO, DIZENDO QUE QUERIA CONVESSAR COM ELA, EM SEGUIDA LEVOU A VITIMA PARA O FUNDO DO TERRENO, PARA UM BANHEIRO USADO POR UMA RESIDENCIA EXISTENTE NO MESMO TERRENO DO BAR, LÁ FORÇOU UMA RELAÇÃO VAGINAL E EM SEGUIDA A UMA RELAÇÃO ANAL, A VITIMA LUTOU MAIS NÃO CONSEGUI SE DESVENSILHA DO AGRESSOR QUE A LARGOU NO CHÃO DO BANHEIRO ESVAINDO-SE EM SANGUE E COBERTA DE FEZES, QUANDO ENCONTRADA FOI ENCAMINHADA PARA O HOSPITAL POR POLICIAIS MILITARES. ELIELZA TEVE SUA PAREDE VAGINAL RASGADA, FAZENDO O ENCONTRO COM O ANUS. A VITIMA PRECISOU FAZER UMA COLOSCOMIA, E TERÁ QUE FAZER MAIS DUAS CIRURGIAS. O CASO ABALOU A CIDADE, O PROMOTOR PUBLICO ENTROU COM O PEDIDO DE “INTERNAÇÃO PROVISÓRIA”, CONTRA O ACUSADO, QUE FOI ACATADA PELA JUIZA, NO ENTANTO LOGO DEPOIS DE RECEBER A VISITA DO ADVOGADO DO AGRESSOR ( QUE É FILHO DE UMA FAMILIA ABASTADA E MUITO BEM RELACIONADA COM OS QUE DETEM O PODER ECONOMICO NO MUNICIPIO), SUSPENDEU A BUSCA E APREENÇÃO. O PROMOTOR PUBLICO, RECORREU AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA DECISSÃO DA JUIZA, O TJ-MA DECIDIU PELA INTERNAÇÃO DO ESTUPRADOR DESDE ABRIL, NO ENTANTO NUNCA FOI EXECUTADO O RECOLHIMENTO DO MENOR ESTUPRADOR. DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2002, A JUÍZA DRA. MARTA ROMA DEU O VEREDICTO DO CASO O ESTUPRADOR QUE DESDE MARÇO É MAIOR (18 ANOS) FOI SENTENCIADO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADE.

COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS ESTA SENTENÇA PARA UM CRIME HEDIONDO É NA VERDADE MAIS UMA ATITUDE ARBITRARIA E NEGLIGENTE DO JUDICIÁRIO DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.

SOLICITAMOS A TODAS AS ENTIDADES ORGANIZADAS DA SOCIEDADE CIVIL QUE SE MANIFESTEM ATRAVÉS DE E-MAIL A PROMOTORIA PUBLICA DO MUNICÍPIO, ( [email protected]) PARA QUE O MESMO RECORRA DA SENTENÇA AS INSTANCIAS SUPERIORES, O MESMO JÁ ESTA FAZENDO ISSO, MAIS SERIA UMA FORMA DE MOSTRARMOS A NOSSA INDIGNAÇÃO ASSIM COMO NOTAS DE PROTESTOS ENDEREÇADOS A JUÍZA DO CASO DRA. MARTA ROMA, JUÍZA DA VARA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DE IMPERATRIZ-MA, PARA O ENDEREÇO DO CONSELHO DA MULHER, ENDEREÇO: [email protected] . não a impunidade."

Bombons da Sol
Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
Deliciosos,
Pedidos pelos telefones 223 4335 e 9964 7433


Tia Neném
Lanches, sucos naturais e comidas regonais e nacionais.
Tacacá especial.
Tradição de 30 anos.
Cônego Domingos Maltez próximo da Eliezer Levy



 

Catinga de mulata
Catinga é cheiro ruim, mas "Catinga de mulata"é cheiro bom, tanto que virou nome de perfume nos idos dos anos cinquenta
Remanso
Ponto onde o rio se alarga, a terra forma uma reentrância e as águas ficam mais calmas
Bubuia

Aquelas minúsculas bolhas de espuma que se formam na corrente do rio. Viajar de bubuia é ser levado pelas águas. "De bubuia, título de canção popular.
Piracema

Época em que cardumes de peixes sobem os rios para a desova
Pedra do rio
Diz a lenda que que são as lágrimas de uma índia que chorava a perda do amado. É onde está a íagem de São José, na frente de Macapá.
Macapá
Vem de Macapaba, ou "estância das bacabas".
Bacaba
Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
Yara
É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa
Jacaré Açu
Jacaré grande.
Jacaré Tinga
Jacaré pequeno
Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.
Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Montaria
Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
Porrudo
Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
Boiúna.
Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
Acapu
Madeira preta, gente grossa mal educada.