Para público da internet,
Lula foi o melhor do debate

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve o melhor desempenho no debate entre presidenciáveis realizado neste domingo pela TV Bandeirantes. Esse foi o resultado das cinco enquetes pesquisadas pela Agência Informes até as 16h30 de ontem.

O índice mais alto de Lula foi atingido no site do jornal Correio
Braziliense, com 69,66%, seguido por Ciro Gomes (PPS), com 28,23%, José Serra (PSDB), com 6,58%, e Garotinho (PSB), com 5,52%.

No portal UOL, Lula foi considerado o melhor do debate por 43% dos votantes. Em seguida vieram Ciro (30%), Serra (23%) e Garotinho (4%). Às 16h30, perto de 70 mil pessoas haviam opinado.

Já na sondagem do site Em Tempo Real, o resultado foi Lula (61%), Ciro (18,75%), Serra (6,58%) e Garotinho (3,27%). Na página do jornal O Globo, Lula teve 45,5% dos votos, Ciro 23,34%, Serra 13,58% e Garotinho 9,6%.

O menor índice de Lula, com 33,66%, foi obtido na enquete promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde o candidato Serra, com 27,74%, foi melhor avaliado que Ciro, com 26,12%. Garotinho teve 12,47% dos votos.

Pesquisa - O candidato do PT também foi considerado o melhor em levantamento realizado pelo Instituto Retrato com 400 eleitores de São Paulo e Rio de Janeiro. Lula obteve 33,2% dos votos, seguido por Ciro (31,1%), Serra (19,9%) e Garotinho (7,7%).
Ouvido pelo Estadão, o diretor da Unidades de Pesquisas, Sidney Kuntz, também considerou que Lula teve desempenho superior ao dos adversários. Para ele, o debate demonstrou que Ciro, Serra e Garotinho já o colocaram no segundo turno.

Helena Chagas, comentarista política do jornal O Globo emitiu opinião parecida: "Se houve alguém que se deu bem no debate foi o candidato do PT, que ficou com o troféu de estadista da noite". Lula teve desempenho superior aos demais também para o comentarista Franklin Martins, da Rede Globo.

Lula lidera e vence todos candidatos no segundo turno Pesquisa CNT-Sensus divulgada ontem confirma a liderança de Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) na preferência dos eleitores, com 34,9% das intenções de voto. Ciro Gomes (PPS) está em segundo lugar, com 25,5%. O terceiro lugar é disputado por José Serra (PSDB), que tem 13,4%; e Anthony Garotinho (PSB), com 12,5%. Na simulação, Lula ganharia de Ciro no segundo turno por 47,1% a
43,1% e venceria todos os demais candidatos.

Na pesquisa espontânea realizada de 30 de julho a 1º de agosto, Lula continua sendo o mais lembrado: 26,7% dos entrevistados votariam nele. Ciro é citado por 17,1%, Serra por 7,2% enquanto Garotinho é citado por 6,7%. A pesquisa foi feita entre 2 mil entrevistados em 195 municípios de 24 Estados brasileiros, com margem de erro de até 3%. ( Informes)

Bombons da Sol
Bombons de chocolate com recheio de frutas regionais.
Deliciosos,
Pedidos pelos telefones 223 4335 e 9964 7433


Tia Neném
Lanches, sucos naturais e comidas regonais e nacionais.
Tacacá especial.
Tradição de 30 anos.
Cônego Domingos Maltez próximo da Eliezer Levy



 

Catinga de mulata
Catinga é cheiro ruim, mas "Catinga de mulata"é cheiro bom, tanto que virou nome de perfume nos idos dos anos cinquenta
Remanso
Ponto onde o rio se alarga, a terra forma uma reentrância e as águas ficam mais calmas
Bubuia

Aquelas minúsculas bolhas de espuma que se formam na corrente do rio. Viajar de bubuia é ser levado pelas águas. "De bubuia, título de canção popular.
Piracema

Época em que cardumes de peixes sobem os rios para a desova
Pedra do rio
Diz a lenda que que são as lágrimas de uma índia que chorava a perda do amado. É onde está a íagem de São José, na frente de Macapá.
Macapá
Vem de Macapaba, ou "estância das bacabas".
Bacaba
Fruto de uma palmeira, a bacabeira. O fruto produz um vinho grosso parecido com o o açai.
Curumim
Menino na linguagem dos índios, expressão adotada pelos brancos em alguns lugares.
Jurupary
O demônio da floresta tem os olhos de fogo, e quem o vê, de frente, não volta para contar a história.
Yara
É a mãe d'água. Habita os rios, encanta com a suavidade da voz, e leva pessoas para o castelo onde mora, no fundo do rio.
Pitiú
Cheiro forte de peixe, boto, cobra, jacaré e
outros animais.
Ilharga
Perto ou em volta de alguma coisa
Jacaré Açu
Jacaré grande.
Jacaré Tinga
Jacaré pequeno
Panema
Pessoa sem sorte, azarada. Rio em peixe.
Sumano
Simplificação da expressão"ei seu mano",que é usada por quem passa pelo meio do rio para saudar quem se encontra nas margens
Caruana
Espíritos do bem que habitam as águas e protegem as plantas os homens e os animais.
Inhaca
Cheiro forte de maresia, de axilas de homem, de peixe ou de mulher
Tucuju
Nação indígena que habitava a margem esquerda do rio Amazonas, no local onde hoje está localizada a cidade de Macapá.
Montaria
Identifica tanto o cavalo como a canoa pequena, de remo.
Porrudo
Grande, enorme, muito forte ou muito gordo
Boiúna.
Cobra grande, capaz de engolir uma canoa.(Lenda)
Massaranduba
Madeira de lei, pessoa grosseira, mal educada.
Acapu
Madeira preta, gente grossa mal educada.