Reinaldo Azevedo - Com ataque a Mendes, PT quer tirá-lo do julgamento

Está em curso uma operação para tentar desestabilizar Mendes e forçá-lo a se declarar impedido de julgar o mensalão. Ou: Desavergonhados, petistas proclamam por aí ter quatro votos certos pela absolvição da súcia.

Está em curso, e não chega a ser exatamente uma novidade, uma operação de desestabilização do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma ação ampla, que encontra eco até mesmo dentro do tribunal. O JEG não esconde o propósito, escancara-o em suas páginas financiadas com dinheiro público: querem que ele se declare impedido de participar do julgamento dos mensaleiros, na suposição — sem lastro na realidade! — de que estaria praticando prejulgamento. É uma falácia. Nada no histórico de votos do ministro no STF indica antipetismo militante. Ao contrário até: Mendes foi um dos que inocentaram — e deixei clara, então, a minha discordância — Palocci no caso da quebra do sigilo do caseiro, por exemplo. Por se tratar de questão de natureza criminal, entendeu que não poderia condenar sem a prova provada, a ordem explícita para que um subordinado executasse a tarefa. Como essa evidência documental não existia, optou, então, pela absolvição. A questão, claro!, tem mais meandros do que isso. Faço uma síntese.

E por que agora todo esse barulho em relação ao mensalão em particular? Medo do suposto preconceito anti-PT? Uma ova! Medo das evidências que estão nos autos, isso sim! Os petistas não fazem segredo de que têm os “seus ministros” — aqueles cujos votos dão como favas contadas. Não listo aqui porque poderia apenas estar dando curso a uma difamação. O fato é que eles não escondem de ninguém que consideram que QUATRO VOTOS ESTÃO GARANTIDOS.

Certos ou errados, os petistas avaliam que Mendes e Cezar Peluso votarão contra os mensaleiros. E acham que Ayres Britto pode seguir o mesmo caminho. Assim, Lula quer adiar o julgamento para 2013 porque estes dois últimos já não estariam na corte. Para inocentar a súcia, bastam 6 votos — no caso de o tribunal estar completo.

Ganhar de goleada
Lula pôs na cabeça que não basta vencer, não! Ele quer ganhar de goleada. Acha que uma vitória apertada, por um voto, deixaria no ar a suspeita de arranjo. Tem de ser um placar convincente. Um julgamento sem Peluso e Britto e com um Mendes impedido seria um sonho.

É esse o pano de fundo dessa baixaria. A canalha tenta desmoralizar Mendes, mas está, na prática, é desmoralizando todo o Supremo. A cada vez que petistas dão como líquido e certo o voto de ao menos quatro ministros, tratam o tribunal como se fosse mera extensão ou franja do partido, dando a entender que passou a existir um critério para integrar a corte. Não por acaso, os setores mais extremistas do petismo tratam Joaquim Barbosa e Peluso como traidores e Britto como um possível ingrato. Mendes, por óbvio, está no radar desde sempre porque indicado para o tribunal por FHC.

Trabalho sujo
Os setores da imprensa que não dividem espaço no lixão financiado do lulo-petismo que dão curso às críticas a Gilmar Mendes — indo além da notícia, censurando o seu ato de coragem — estão contribuindo, na prática, para desmoralizar o Supremo. Engrossam a corrente daqueles que querem fazer do tribunal um quintal do Executivo, a exemplo do que se vê na Venezuela, na Argentina, no Equador, na Bolívia ou na Nicarágua, esses notáveis exemplos de cultura democrática.

Por Reinaldo Azevedo

5 comentários sobre “Reinaldo Azevedo - Com ataque a Mendes, PT quer tirá-lo do julgamento”

  1. Maria Auxiliadora Mozzelli diz:

    O que tem a ver Lula e o PT com a CPI do Cachoeira em que apontava Gilmar Mendes, governadores e outros politicos com o contraventor? Parece-me que pretendem desviar o foco Cachoeira para o suposto mensalão, que só aparece na mídia em anos eleitorais, com intuito de fazer com que o PT perca as eleições. Basta desse teatro ANTI-PT e deixem de fazer do Brasil, uma republiqueta. Se não respeitam os eleitores querendo manipulá-los, tenham pelo menos amor á Pátria e principios democráticos.

  2. Cezar Melo diz:

    O bom disso tudo é que se condenados não terão pra onde recorrer. É o que dá ter foro privilegiado.

  3. MATIAS SANTOS diz:

    E só nos restará uma opção, colocar o coturno e ir para as ruas e botar todos na cadeia.

  4. Ricardo diz:

    Que porcaria de artigo. A lógica do autor é inverter todos os fatos. Qual idiota poderia levar isso a sério?
    Foi o tal Gilmar que tornou público algo que ninguém pode afirmar com certeza que realmente aconteceu. Foi o tal Gilmar que desmoralizou o STF ao conceder, por duas vezes, liberdade ao Banqueiro Bandido. Foi o tal Gilmar que recebeu um telefonema do Serra pedindo para ele votar a favor do PSDB…e votou. Foi o tal Gilmar que aparece na Formatura do Marconi Perillo junto com o Demóstenes.E, por fim, é o tal Gilmar que está sendo acusado de viajar no avião do bicheiro mais famoso do País.
    Então, só me resta concluir que entre O Presidente Lula e o Tal Gilmar o que sempre mereceu a confiança do povo brasileiro é exatamente o primeiro!

  5. FHC diz:

    Votem no PT novamente!

Deixe um comentário

Spam protection by WP Captcha-Free

Desenvolvido por Claudio Correia - Adm