Geleia Geral 31-5-2012

A retratação da Assembléia.
Depois de uma semana tumultuada, com uma ação do Ministério Público que imprensou a Assembléia contra a parede, e desnudou parte dos segredos escondidos à sete chaves, os deputados reagiram, sentindo que as posições do presidente da Casa, Moisés Souza, os estavam expondo ao foco da opinião pública, muito mais do que desejavam.

No início da semana reuniram meio que ás pressas, sugeriram o afastamento de Moisés da Presidência e ouviram dele uma promessa de que iria avaliar. Foi dessa reunião que saiu a nota oficial veiculada, mais tarde, pelas emissoras de rádio e televisão. A nota é paupérrima, mal feita, mas contém uma retratação em relação ao Ministério Público, e deixa uma certeza: os deputados sabem do buraco em que estão metidos, e imaginam o que está vindo por aí; Leia a nota da Assembléia.

“A Assembléia Legislativa por intermédio de Seu Presidente e parlamentares, vem a público repudiar as tentativas de manchar a imagem da instituição. As denúncias que envolvem a casa de lei estão sendo apuradas, e até agora nada foi comprovado. O que se percebe é uma grande campanha orquestrada para inibir que o Poder Legislativo cumpra com o seu papel fiscalizatório. O Ministério Público desempenha relevante serviço da defesa firme da ordem jurídica e o Poder Legislativo a ele se alia pro desempenho dessa função. No calor do debate foi feita afirmação genérica da existência de corrupção no Ministério Público, retratamos a realidade a corrupção que está sendo investigada na Assembléia Legislativa é de pessoas determinadas, e não contra a Instituição vítima junto com a sociedade. A Assembléia Legislativa está de portas abertas para prestar os esclarecimentos a quem de direito. Assembléia Legislativa do Amapá, compromisso com o povo”.

As raízes do atraso
O cientista professor e escritor Cristovam Lins e o ambientalista e escritor Marco Antonio Chagas, me trouxeram a obra mais recente de Cristovam, o livro “Amazônia – As raízes do atraso”, um trabalho que vem sendo construído já há alguns anos contendo, além do que o título deixa claro, uma pesquisa de quase dois anos sobre a história de Portugal, e onde o país lusitano se encaixa em todo esse processo.

Ético ou não
A opinião de um twitteiro. “Não acho bom um sindicato pedir apoio financeiro de uma instituição pública”. Ele se referia ao pedido de apoio financeiro feito pela comissão do Sindsepeap que acompanha o andamento das discussões sobre o Plano Collor. O dinheiro foi pedido à Assembléia Legislativa.

Se ficar o bicho come
Depois de se retratar, em nota oficial, da suspeita de corrupção generalizada, que levantou sobre o Ministério Público do Estado, a Assembléia Legislativa vai fazer mais uma confissão de culpa, insistindo na tentativa de afastar a procuradora chefe do MPE, Ivana Cei, que é uma estrela em ascensão no grupo que combate a corrupção no Brasil. Por outro lado, se apertar o cerco em torno de “alguns corruptos” do MPE, vai pegar velhos aliados que ainda estão lá dentro.

Declaração de amor
Na manhã seguinte ao sepultamento de meu irmão Armando junto aos restos mortais de nosso pai, meu filho mais velho, Eduardo, entrou no quarto para me dizer: “nem invente de morrer nos próximos cinco anos. Tio Armando foi sepultado junto com o vovô, e agora só depois de cinco anos vai ser possível retirar os restos mortais de lá. E depois de cinco anos a gente negocia um novo prazo”. Tenho motivos para ser apaixonado pela minha família?

A greve dos médicos
Ainda não ficou bem claro se a greve anunciada pelo sindicato dos médicos, parte dos profissionais que não cumprem seus plantões, e recebem pagamento integral como se tivessem cumprido, ou dos médicos que cumprem os plantões normalmente, e recebem a remuneração justa pelos serviços que prestaram. Greve só por causa do desmembramento dos pagamentos dos salários e dos plantões fica difícil de acreditar.

Mãos Limpas
Se ainda não foram, os desembargadores e deputados citados na Operação Mãos Limpas serão convocados para as oitivas, em Brasília, pelo ministro Otávio Noronha, do STJ. Os depoimentos acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de junho.

As meninas do Café
A nova manhã de domingo na Diário 90.9 FM vai ser comandada pelas jornalistas Ana Girlene e Márcia Corrêa, Elas começam no dia 10 de junho, e o nome do programa não terá Café no meio. Os detalhes finais para a estréia estão sendo acertados com a direção da emissora.

TV Digital
Recebi em minha casa, hoje, o presidente da Rede Amazônica de Televisão, jornalista Phelippe Daou, e diretores da Rede, Phelippe Daou Júnior, Aluisio Daou, e o gerente regional do Amapá, Francisco Dimas. Vieram me trazer o convite para a inauguração amanhã, do sistema digital da TV Amapá, onde fui diretor de jornalismo entre 1975 e 1993. Obrigado.

5 comentários sobre “Geleia Geral 31-5-2012”

  1. Mamede leal diz:

    amigo Correa Neto,acho pertinente que os Sindicatos sejem justos e éticos ,nao recebendo benercias ou ‘AJUDA”de outrem,afinal das contas eles recebem uma punpolsa quantia recolhido do Sindicalizados,o aviso serve para o ‘Nosso’ Sindicato Federal que sempre esta mendigando,quando deveriam tomar simancol,dinheiro tem,são verdadeiros ABELHAS ,QUANDO NÃO ESTÃO VOANDO ,ESTÃO Fazendo CÊRA.ISSTO É FATO………………SÃO 2kg de carne que sai da boca dos filos dos sindicalizados e vai para o a conta do Sidicato,tem que mostrar serviço aos Sindicalizados ,deveriam não usarem o mesmo como banquete politico pra servirem ,politiqueiros de plantão,usando o mesmo. É FATO.\O/

  2. Paulo diz:

    Trabalhei em alguns educandários de Macapá e Santana, assim como desenvolvi atividades laborais em diversos órgãos públicos do Estado do Amapá e, neles, conheci trabalhadores de todas as categorias funcionais: Professores, Inspetores de Alunos, Agentes de Portaria, Motoristas de Veículos Terrestres e Fluviais, Aviadores, Médicos, Enfermeiros, Locutores, Jornalistas, Comandantes de Aeronaves, Moldadores Refratários, enfim, uma gama quase infindável de profissionais das mais diversas áreas. Isto tudo para dizer que qualquer um dos serventes (com todo o respeito pelos serventes) com os quais tive a honra e o prazer de trabalhar, seria capaz de redigir algo melhor que esta “nota oficial” elaborada e publicada por suas excelências, os fantasticamente bem remunerados deputados estaduais do Amapá. E olha que no meio deles tem alguns que se dizem… professores!!!

    Paulo Arruda

  3. Paulo diz:

    Trabalhei em alguns educanários de Macapá e Santana, assim como desenvolvi atividades laborais em diversos órgãos públicos do Estado do Amapá e, neles, conheci trabalhadores de todas as categorias funcionais: Professoes, Inspetores de Alunos, Agentes de Portaria, Motoristas de Veículos Trstres e Fluviais, Aviadores, Locutores, Jornalistas, Comandantes de Aeronaves, Moldadres Reflatários, enfim, uma gama quase infindável de profissonais das mais diversas áreas. Isto tudo para dizer que qualquer um dos serventes (com todo o respeito pelos serventes) com quem tive a honra e o prezer de trabalhar, seria capaz de redigir algo melhor que esta “nota oficial” elaborada e publicada por suas excelências,os fantasticamente bem remunerados deputaos do Amapá. E olha que no meio deles tem alguns que se dizem professores.

  4. Ramon Eduardo diz:

    Prezado correa, o Amapá precisa de você. Nem pense em adoecer, quanto mais morrer! Estou morando no Amapá há 2 anos e percebo que as fontes de informações imparciais são diminutas.
    A nota de esclarecimento da ALAP e o afastamento da Procuradora-geral será o maior tiro no pé da ALAP! Ao invés de enfraquecer o MP, tal atitude somente irá fortalecê-lo. Eles podem ter até suas desavenças internas, mas saberão se unir quanto visualizarem uma ameaça externa… é assim que ocorre com todos os grupos de profissionais: jornalistas, advogados, médicos, etc. Quanto ao programa Café com a Notícia, não dá nem para comparar o profissionalismo das apresentadoras com a imprensa jabazeira… graças a Deus teremos mais essa opção aos domingos!

  5. FHC diz:

    Não reelejam ninguém! Nem na Câmara Municipal em outubro e nem na Assembléia em 2014, provem que não são trouxas!

Deixe um comentário

Spam protection by WP Captcha-Free

Desenvolvido por Claudio Correia - Adm