Serra ‘cria uma conspiração’ ao processar blogueiros, diz coordenador de campanha de Haddad

O pedido do PSDB de investigar blogues e páginas da internet considerados críticos à campanha de José Serra à prefeitura de São Paulo é uma maneira de tentar justificar a taxa de rejeição do candidato, a maior entre os doze postulantes ao cargo. Essa é a opinião do vereador Antonio Donato, coordenador da campanha de Fernando Haddad, nome petista na disputa.

O PSDB entregou ontem (23) à Procuradoria Geral Eleitoral um pedido de investigação de blogues e sites considerados críticos a Serra. Para o partido, é preciso apurar “a utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais”, de acordo com o texto, que vê o PT como beneficiário do trabalho desempenhado por colunistas e jornalistas na internet.

“Isso é um factóide que Serra criou para tentar justificar a taxa de rejeição dele”, diz Donato. “Em vez de ver como uma crítica ao governo de Gilberto Kassab, ao abandono da prefeitura e à incapacidade de fazer a cidade avançar, ele prefere entender que é uma conspiração de alguns blogueiros e twitteiros que se opõem a ele.”

Na última pesquisa de intenção de votos do instituto Datafolha, divulgada sábado (21), a taxa de rejeição de Serra era 37%. Quase todo o eleitorado paulistano (99%) conhecia o candidato.

José Serra, candidato a prefeito de São Paulo, repete intolerância da campanha para presidente (CC/Marcos Brandão/ObritoNews)

A ação cita especificamente os blogues Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o Dinheiro Vivo, de Luis Nassif, mas pede que a Procuradoria Eleitoral apure as páginas críticas a Serra em geral. “Se fôssemos investigar dinheiro público para financiar jornalismo com posição política tínhamos de investigar o que o governo do estado e a prefeitura investiram em revistas claramente a serviço do projeto de oposição ao governo Lula e Dilma”, avalia Donato, em referência às assinaturas de milhares de exemplares da revista Veja, do Grupo Abril, feitas pelos governos Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab.

(Por: Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual)

Ação contra blogosfera levanta debate sobre relação entre publicidade, PSDB e mídia tradicional

A ação movida pelo PSDB contra a publicidade destinada a blogues e sites críticos ao candidato tucano em São Paulo, José Serra, trouxe à tona a discussão sobre a política de comunicação do governo federal nas gestões Lula e Dilma. Os tucanos acusam o governo federal de utilizar dinheiro público para alimentar um aparato de oposição.

Para Francisco Fonseca, professor de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Consenso Forjado, a estratégia de pulverizar o montante destinado à publicidade de órgãos públicos é “importante”. Em 2003, 499 ­veículos em 182 municípios recebiam verba para publicidade diretamente do governo federal. Em 2010 eram 8.094 veículos em 2.733 municípios. “Historicamente, o critério usado é o de audiência. O problema é que esse não é o único critério que precisa ser adotado. Porque a própria publicidade oficial pode estimular a maior solvência de mídias alternativas, dando novas alternativas de informação aos cidadãos”, argumenta.

Para o PSDB, é preciso apurar “a utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais, como verdadeiras centrais de coação e difamação de instituições democráticas”.

Fonseca discorda desta visão: “No Brasil, 11 famílias dominam os meios de comunicação. Não há espaço para vozes alternativas. O Brasil real não está na televisão. Eu diria que estamos profundamente atrasados quando o assunto é democratização dos meios de comunicação”, analisa. “Causa certo espanto um partido como o PSDB, ainda mais um candidato que foi apoiado pela grande mídia colocar-se na posição de atacado. Nós poderíamos citar o jornal O Estado de S. Paulo, a Rede Globo e a revista Veja, falando dos principais, que tiveram posição muito clara em relação à candidatura Serra em 2010”, diz.
Blogueiros

Para os jornalistas enquadrados por Serra como ‘blogueiros sujos’ por apresentarem posicionamento crítico em relação ao seu partido e a sua campanha na disputa presidencial de 2010, não há pretensão de travar uma discussão séria sobre a distribuição de verbas públicas em publicidade ou de democratização da comunicação.

“É uma decisão política tocada durante uma campanha eleitoral. Não seria tomada em outro momento”, diz o jornalista Luiz Carlos Azenha, do blogue VioMundo, que atribui a decisão à alta taxa de rejeição do tucano, hoje em 37%, frente a uma intenção de voto sempre abaixo disso. “Talvez alguém tenha dito que a alta rejeição seja consequência das mídias sociais. Mas acho que ele comete um erro, tem uma visão antiquada. Os blogueiros não são capazes de mudar a opinião de uma pessoa”, acredita.

Ele avalia que o papel crescente da internet tem relação com a busca dos leitores de encontrar opiniões convergentes. “Os leitores é que procuram os blogues porque estão insatisfeitos. Se vamos tratar de patrocínio, temos de ver no geral. Quanto é gasto com a Veja, a Globo, o Estadão e quanto gasta com os blogueiros?”

“Acho triste que o PSDB jogue a história no lixo desse jeito. Em 2010, tucanos usaram religião de uma forma abjeta. Agora, partem pra intimidação judicial. Não vai dar certo, e o Serra pode ficar com a pecha de censor”, acredita o repórter Rodrigo Vianna, que mantém O Escrevinhador. Ele acredita que a medida do PSDB quer criar constrangimento às estatais que anunciam em blogues.

Luiz Nassif, que teve seu blogue citado na petição do PSDB, ao lado de Paulo Henrique Amorim, acredita que a decisão de Serra reflete a “truculência” do ex-governador. “Hoje a maior ameaça ao PSBD é o próprio Serra. Todos do partido conhecem os métodos dele e muitos já se afastaram, inclusive o próprio FHC”, afirma. “Eu lamento que o partido continue entrando na onda dele”.

Para Renato Rovai, editor da revista Fórum e do Blog do Rovai, o pedido de explicações tem relação com a declaração do próprio Serra, tachada por ele como desastrada, em que afirma que o PT mantem uma “tropa nazista” na internet. “Eu estou estudando a possibilidade de processá-lo e talvez outros blogueiros façam isso. Se tem nazis ele tem obrigação de dizer os nomes. Isso é uma acusação muito grave”, afirma.

“Tem de discutir os recursos públicos destinados a publicidade. Eu sou a favor que isso seja discutido de forma transparente. Mas acho que averiguar só a situação de três blogs é perseguição. Tem de discutir de todos, de todos os governos e a forma como isso é feito no Brasil e como tem sido usado para beneficiar conglomerados de comunicação. É um absurdo a compra de assinatura na gestão Serra, no governo do estado, de produtos da Editora Abril sem licitação”, menciona.

(Por: Redação da Rede Brasil Atual )

Usuários do Twitter fazem manifestação virtual contra censura de blogues

O termo #SerraCensor conquistou hoje (24) a preferência dos usuários do Twitter: falou-se tanto no desejo de José Serra em calar a voz dos blogues e das redes sociais durante a campanha eleitoral que o ‘apelido’ dado ao candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo alçou a lista dos trending topics, que é como são chamados os assuntos do momento no Twitter.

“#SerraCensor, pode me bloquear, pode me prender, mas eu não mudo de opinião: em você eu não voto não!”, comentou a usuária do Twitter Avelina Martinez, fazendo referência ao samba “Opinião”, de Zé Keti. “Com sua intolerância, #SerraCensor se torna uma vergonha para a democracia no Brasil conquistada com tanta luta, sangue, suor e lágrimas”, arrematou Enio Barroso Filho.

Diante da tentativa do PSDB de barrar páginas da internet críticos a José Serra, alguns usuários do Twitter organizaram o chamado tuitaço – ação organizada na rede social para fazer com que um tema específico entre para os trending topics e chame a atenção da sociedade e dos meios de comunicação. E conseguiram seu objetivo. Por volta das 19h, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) anunciava que #SerraCensor havia chegado à terceira posição nos assuntos mais falados do Twitter.

O PSDB entregou ontem à Procuradoria Geral Eleitoral uma representação pedindo a investigação de blogues e sites que considera críticos ao candidato tucano. O partido acredita ser necessário apurar “a utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais, como verdadeiras centrais de coação e difamação de instituições democráticas”.

Por: Redação da Rede Brasil Atual

3 comentários sobre “Serra ‘cria uma conspiração’ ao processar blogueiros, diz coordenador de campanha de Haddad”

  1. Nick Douglas diz:

    Não é o PSDB o paladinho e a bandeira da liberdade Correa? Cadê a REvista Veja e a REde Globo que não noticiam nada a respeito desse cerceamento de liberdade de expressão. Mas do contrário se fosse o PT ou alguém da esquerda, já estaria estampado na Veja e na plinplin….

  2. Maria Auxiliadora Mozzelli diz:

    Se estamos em um regime democrático isto significa que todos tem direito de expressar suas opiniões diante de qualquer candidato a algum cargo eletivo, inclusive criticar á respeito de falhas ocorridas em algum governo. Aqui em São Paulo temos a falta segurança onde a violência impera e os bandidos não só matam em assaltos, mesmo sem reação das vítimas, como também estão matando policiais.. Como querer pretender que o povo paulista se cale diante dessas barbaridades? Não estamos mais na ditadura, acorde que os tempos são outros e aceite as críticas!

  3. Gilberto Nascimento diz:

    Como diz o “BLOGUEIRO SUJO”, PAULO HENRIQUE AMORIM, “se não fosse o PIG, esses TUCANOS não passavam de RESENDE, OU de PINHEIRINHO que fica lá próximo”. Como esse PSDB se tornou medíocre sob o domínio serrista, não?!! E sobre “A PRIVATARIA TUCANA”, nenhuma palavra? por que não processam o autor do livro? de que têm medo?

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