Escolas Famílias do Amapá recebem equipamentos, animais e livros da Embrapa

Ações de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá dirigidas às Escolas Famílias Rurais Agrícolas e Agroextrativistas ganharam reforço com a compra de equipamentos, matrizes de bovinos e um acervo de livros e vídeos destinados a melhorar a estrutura das cinco escolas famílias que funcionam atualmente no Amapá. Os materiais foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP), no valor de R$ 250 mil, e definidos durante consulta aos diretores das escolas famílias. Na manhã desta terça-feira, 31/7, a Embrapa formaliza a cessão dos equipamentos, matrizes e acervo bibliográfico e audiovisual, por meio de contrato de comodato com a Rede das Associações das Escolas Famílias do Estado do Amapá (Raefap).

A emenda parlamentar beneficia diretamente as cinco Escolas Famílias do Amapá, abrangendo unidades familiares de 677 alunos e 318 produtores integrados à Raefap. Entre os equipamentos a serem entregues às escolas famílias estão batedeira de açaí, centrífuga, computador, GPS, Kit de reciclagem de cera de abelhas (derretedor, laminador e cilindro), projetor de imagens, roçadeira, trado e triturador elétrico, além de matrizes de bovinos (raça jerssey), de ovinos (raça santa inês e morada nova), reprodutores de ovinos (raça santa inês) e de suínos (raças piau e landrace).

O acervo bibliográfico e audiovisual é composto de 320 itens, incluindo livros, cartilhas e DVDs das coleções Plantar, Frupex, Frutas do Brasil, Coleção 500 perguntas – 500 respostas, Espécies Arbóreas da Amazônia, O Novo Rural Brasileiro, ABC da Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar eR vários títulos do Dia de Campo na TV, programa produzido e veiculado pela Embrapa. De acordo com Jackson de Araújo dos Santos, analista do setor de transferência de tecnologia, estes materiais são fundamentais para melhorar a qualidade do acervo bibliográfico destinado às ações de capacitação técnica dos alunos e agricultores envolvidos nos projetos da Embrapa.

Por meio das escolas famílias rurais, a Embrapa Amapá viabiliza ações de transferência de conhecimentos e tecnologias adaptadas para agricultura familiar, possibilitando a a inclusão tecnológica e inovações de baixo impacto ambiental e permitindo maior produtividade e durabilidade dos sistemas produtivos. Entre os temas incluídos nas ações da Embrapa estão técnicas de produção de mudas frutíferas, associativismo e cooperativismo, plantio sem queimadas, manejo florestal de espécies arbóreas de várzea, manejo florestal para uso múltiplo, irrigação e apicultura.

As Escolas Famílias estão fundamentadas na formação humanista, profissional e intelectual dos jovens rurais e trata-se de um nicho tecnológico para agricultura familiar, com equilíbrio ambiental, social e econômico. “Neste sentido, é importante fortalecer os recursos para uma qualificação mais adequada dentro das EFAs, com fortalecimento de núcleos de qualificação e inovação agropecuária, dentro das EFAs”, enfatiza Jackson de Araújo dos Santos. O ato de cessão dos equipamentos contará com as presenças do chefe geral da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti, da diretora da Raefap, Maria da Conceição M. Miranda, da deputada Fátima Pelaes, dos diretores das escolas famílias e técnicos convidados de instituições parceiras.

-
Dulcivânia Freitas

Deixe um comentário

Desenvolvido por Claudio Correia - Adm