Festa de São Joaquim, no Curiaú, começa nesta quinta com apoio do governo do Estado

Acontece nesta quinta-feira, 9, na comunidade quilombola do Curiaú, a abertura das festividades em louvor a São Joaquim. A festa tradicional se estende até o dia 18 de agosto. O evento tem apoio do governo do Estado, através das secretarias de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), de Turismo (Setur), Indústria e Comércio (Seicom), Comunicação (Secom) e Cultura (Secult). A comunidade recebeu, via Secult, R$ 12 mil para o festejo do padroeiro da comunidade.

A abertura está marcada para às 12h de quinta-feira, na maloca da Tia Chiquinha. Durante nove dias, São Joaquim será festejado com ladainhas, folias, batuque e levantamento do mastro. É uma das mais importantes festas tradicionais da comunidade do Curiaú.

“O governo cumpre, mais uma vez, seu papel de apoiar a realização das festas tradicionais. Com a festa de São Joaquim e com a comunidade do Curiaú não poderia ser diferente”, argumenta a secretária da Seafro, Neucirene Almeida de Oliveira.

Confira a programação completa:

Quinta-feira: 9/08/2012 - Abertura Oficial
- Local: Maloca da Tia Chiquinha - Início: 12h

De 10 a 13/08/2012 - Novena
- Local: Igreja de São Joaquim - 20h

Terça-feira: 14/08/2012
- Novena - Local: Igreja de São Joaquim - 20h
- Batuque - Local: Sede São Joaquim - 22h

16/08/2012 - Novena
- Local: Igreja de São Joaquim - 20h

Sexta-feira: 17/08/2012
- Novena - Local: Igreja de São Joaquim - 20h
- Batuque - Local: Sede São Joaquim - 22h

Sábado: 18/08/2012
- Missa - Local: Igreja de São Joaquim - 16h
- Procissão - 17h
- Ladainha/Folia - Local: Igreja de São Joaquim - 18h
- Baile Dançante - Local: Sede São Joaquim - 22h


Gabriel Penha/Seafro

Deixe um comentário

Nota do moderador: Comentários preconceituosos, racistas e homofóbicos, assim como manifestações de intolerância religiosa, xingamentos, ofensas entre leitores, contra a publicação e o autor não serão reproduzidos. Não é permitido postar vídeos e links. Os textos devem ter relação com o tema do post. Não serão publicados textos escritos inteiramente em letras maiúsculas. Os comentários reproduzidos não refletem a linha editorial do site.

Desenvolvido por Claudio Correia - Adm