Vitória - O que fazer com as cascas de coco que sobravam no sítio? A princípio o advogado Sebastião Martins Gomes as triturava e usava como adubo em orquídeas e outras plantas. Mas isso não bastava e ele começou a pesquisar o assunto. Quais eram as outras utilidades da fibra de coco? Procurou a Embrapa e foi à primeira edição da Feira Frutal, em 1998, no Ceará.
Anos mais tarde, já aposentado, Tião (como é mais conhecido) continuava pesquisando. Em 2009, criou o empreendimento chamado Biococo, que se tornou integrante da incubadora da Marca Ambiental, empresa capixaba responsável pela implantação do pioneiro aterro sanitário privado do estado capixaba. Biomanta de fibra de coco e látex é o carro-chefe do empreendimento.
O produto foi idealizado por Tião para ser usado na recuperação de áreas degradadas, encostas, entre outros. Por ser feita de material orgânico, a biomanta facilita o plantio de sementes e mudas, pois funciona como um’ colchão’ que se mistura à terra, ajudando a nutrir e fixar raízes de plantas recém germinadas ao chão.
Biococo desenvolve produtos a partir de fibra de coco, entre eles biomanta usada na recuperação de áreas degradadas , substrato para orquídeas e linha de artesanato
Quando o novo equipamento chegar, a biomanta terá uma outra novidade. O látex será substituído por linha de algodão. Esse é mais um resultado das buscas incessantes do empresário. O aperfeiçoamento provém de consultoria do engenheiro e prof. Luciano Varejão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Além da biomanta, a Biococo também está produzindo substrato de fibra de coco (pó de casca de coco), um excelente adubo para orquídeas e plantas em vasos. Uma linha de artesanato, desenvolvida com o apoio do Sebrae ES, complementa o rol de produtos da empresa (vasos para plantas, bandeja, abajur, bolsas, etc).
A produção de fibra de coco poderia ser uma alternativa para pequenos empreendedores, sugere o empresário. Afinal o material pode ser insumo de vários tipos de produtos e empreendimentos, diz Tião. “Coco é material farto no país. Fibra de coco serve para muita coisa”, enfatiza.
-
Vanessa Brito