O Centro Cultural Franco Amapaense, em parceria com a Associação Cultural Imagem e Cia., abre as portas para receber pela primeira vez a peça teatral A ERA. O espetáculo será apresentado neste sábado, 15, e domingo, 16, às 20h.
De acordo com uma das integrantes do elenco, Debora Bararuá, a peça possui característica do Teatro Épico, que ao relatar a ação no palco, transforma o espectador em observador. Trabalha com argumentos embasados na história da sociedade capitalista e na história da arte, suscitando no espectador, sensações que levam a uma análise sobre a era em que vive.
“Cada cena existe por si só, sendo o homem o objeto da investigação deste espetáculo, que provoca tensão do início ao fim”, explica Débora, entusiasmada.
O elenco conta com 7 pessoas, texto e direção de Viviane Gualberto, que, segundo ela, o trabalho agrega valor às técnicas e recursos das artes visuais e do audiovisual para enriquecer a plasticidade e a dramaticidade do espetáculo.
“Ao som de músicas líricas e canções infantis, a peça permite uma volta aos anos 70, ao teatro visual, que deu origem a nomenclatura ‘performance’, mas vem mostrar também que é possível se fazer um teatro visual nos dias atuais, sem perder a essência da dramaturgia e a concepção cênica do ator, e principalmente, sem perder a identidade de ser um espetáculo teatral contemporâneo”, conta Viviane Gualberto.
Débora e Viviane Gualberto agradecem o espaço e a compreensão da diretora do Centro Cultural Franco Amapaense, Josi Ferreira, por acreditar no espetáculo, além de técnicos e atores que sacrificaram momentos de lazer em prol da arte.
“Demos essa oportunidade de abrir esse espaço para o grupo, que em contrapartida proporcionarão conhecimento e lazer para a comunidade que procura esse tipo de arte, por meio de seus trabalhos na arte cênica”, declara a diretora.
Neste sábado, 15, será aberto a convidados, e no domingo, 16, ao público, com ingressos limitados para 40 pessoas, a um valor de R$ 10,00.
—
Dorislene Muniz/Secom